A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), reuniu-se durante a última semana com as instituições de ensino conveniadas com a rede. O objetivo foi aperfeiçoar o sistema de captação de estagiários e servidores inseridos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Cuiabá. As ações visam também criar mecanismos padronizados para a regulação das 26 instituições conveniadas.
Conforme Gabriel Henrique Pereira de Figueiredo, gerente de Educação Permanente e Qualidade de Vida da SMS, as instituições conveniadas têm a função de desenvolver ações e atividades inseridas em um cronograma. Entre elas estão estágios, pesquisas científicas e processos de extensão de ensino voltados para a educação em saúde.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
“Após o processo realizado pelas instituições de ensino, a SMS faz a conferência da documentação e, posteriormente, autoriza o aluno a entrar em campo de atuação profissional assistida. Atualmente, temos cerca de 1 mil estagiários atuando nas unidades de saúde de Cuiabá, número que poderia ser maior devido à oscilação no sistema. Por isso, há necessidade desse alinhamento”, explicou o gerente.
Ele enfatiza ainda que o NEPS desenvolve um trabalho fundamental para aperfeiçoar os serviços de saúde, uma vez que está em constante atualização para atender às necessidades de saúde das pessoas e populações.
Fonte: copopular.com.br