MT: ‘CABO DE GUERRA’: Líderes do MDB se dividem, uns assumem apoio à Mendes outros apontam decisão em convenção

MT:   ‘CABO DE GUERRA’:   Líderes do MDB se dividem, uns assumem apoio à Mendes outros apontam decisão em convenção
Compartilhar

 

O deputado federal emedebista, Carlos Bezerra – cacique e presidente da legenda em Mato Grosso -, evitou antecipar sua decisão sobre a permanência ou não na base de Mauro Mendes(UB), nesta segunda-feira(18), na sede do União Brasil, quando o Chefe do Executivo estadual anunciou sua decisão de buscar a reeleição, por mais quatro anos no comando do estado.

Para o cacique emedebista, a convenção decidirá de que lado a sigla vai estar nestas eleições, ainda que a legenda tenha participado de todo o governo de Mendes com representantes, inclusive, no primeiro escalão no staff do governador. Primeiro o ex-secretário e ex-deputado Silvano Amaral que comandou por anos a Secretaria e Estado de Agricultura Familiar e, atualmente, substituído na pasta por Teté Bezerra, esposa do cacique emedebista, e que por três vezes foi deputada federal.

Para Bezerra, a convenção que ocorre agora, no dia 27 de julho, às 15h, no hotel Delmond, decidirá o destino político da sigla. “A convenção do MDB é dia 27, na próxima semana, então brevemente as pessoas vão saber de que lado o MDB realmente vai estar”.

Há um intenso ‘cabo de guerra’ interno na legenda, liderado pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, que briga para que o MDB saia da base de apoio de Mendes. Prova disto, são as últimas conversas com Valtenir Pereira, para tentar demove-lo de apoiar o gestor estadual, apesar de algumas conhecidas brigas entre Pinheiro e o deputado federal.

Soma-se a isto um certo descontentamento com a possibilidade de ‘palanque aberto’ ao Senado. Mas com a guinada de Neri Geller(PP) à esquerda, se unindo a federação ‘Brasil Esperança’ que juntou PT ao PV e PCdoB, restou a discussão sobre apoio à Wellington Fagundes(PL) e Natasha Slhessarenko(PSB) – ambos, igualmente, disputando o mandato de senador, no Congresso Nacional -, e fazendo parte do grupo político de Mendes.

Mas deve pesar, ao final, o grupo que aparentemente tem mais força dentro do MDB, comandado pela vice-presidente estadual da sigla, deputada estadual Janaina Riva, que na última eleição foi a mais votada de Mato Grosso, junto com o deputado federal Juarez Costa, além de pelo menos outros três deputados estaduais que optam em permanecer na base do governador.

Prova disto foi o comunicado nesta terça-feira(19), por meio das assessorias de Janaina e Juarez, ao apontarem que algumas lideranças da sigla já teriam decidido se unir à reeleição do governador Mauro Mendes (União Brasil) e do presidente Jair Bolsonaro (PL). E que o posicionamento deverá ganhar força na convenção da legenda marcada para o dia 27 de julho, às 15h, no hotel Delmond, com acordo selado do grupo de não comporem palanques com candidatos da esquerda.

Fonte:    copopular.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %