Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) classificou como “apressada e desesperada” a ação do Governo de Mato Grosso ao iniciar as obras do BRT na avenida do CPA, em Cuiabá. Conforme já divulgado, Pinheiro está articulando a implantação do VLT, que nessa nova versão, contará com investimento do Governo Federal.
Em nota encaminhada à imprensa, o prefeito classificou que “a ação precipitada busca criar a impressão de que as obras do BRT em Cuiabá estão prestes a começar, sendo uma estratégia previsível”.
Ele determinou ainda à Secretaria de Ordem Pública, que fiscalize o canteiro de obras – em frente ao Comando Geral da PM -, ressaltando que na Capital “obviamente, possui normas, regras, leis e um prefeito. E, portanto, as regas não serão descumpridas”.
Nesta terça, ele e o deputado federal Emanuelzinho foram convocados para uma série de reuniões em Brasília, onde vão tratar sobre o “Novo VLT Cuiabano”, conforme batizado pela gestão municipal. Uma das agendas é no Ministério das Cidades.
“Para tanto, o gestor designou o coronel e secretário de Ordem Pública, Leovaldo Salles, para assumir pessoalmente o comando da fiscalização, indo até a obra com a equipe para exigir toda a documentação necessária e as licenças obrigatórias, sabendo que eles não as possuem. Se não houver licença, conforme estabelece a lei, a obra deve ser embargada”, diz trecho da nota.
Na quarta-feira (17), a prefeitura participa de uma reunião com a promotora de Justiça e Coordenadora do CAO Meio Ambiente Natural, Maria Fernanda Corrêa da Costa, além do governo e do consórcio responsável pela obra do BRT.
Cabo de guerra
Dias após o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciar que vai retomar as obras do VLT na Capital, o Governo de Mato Grosso começou nesta semana a obra de implantação do BRT, na avenida do CPA, próximo ao Comando Geral da PM.
De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), o Consórcio responsável pela obra trabalha no sistema de drenagem no canteiro central.
Após a execução deste serviço, os trabalhos vão avançar para a construção da pista de concreto, incluindo a remoção da capa asfáltica e execução da terraplanagem. As licenças ambientais necessárias já foram conseguidas.
Em Cuiabá, o Sistema BRT terá duas linhas. A primeira ligará o Terminal do CPA, que será construído próximo ao Comando Geral da PM, até o Terminal de Várzea Grande, passando pelas avenidas do CPA, Tenente Coronel Duarte e 15 de Novembro.
A segunda linha sairá do Terminal do Coxipó, próximo ao viaduto do Parque Cuiabá, chegando até o centro da capital.
VLT em Cuiabá
Comissão Técnica foi criada pelo prefeito Emanuel Pinheiro para coordenar e executar ações necessárias de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Cuiabá. O próprio prefeito será o coordenador da comissão.
No projeto denominado como “Novo VLT Cuiabano”, o modal ganha extensão até o Distrito Industrial, no trecho Coxipó. Em comparação com o projeto original, que possuía 22.180 metros e 33 estações, a reestruturação proposta pelo município de Cuiabá aumentará o VLT para 23.125 metros, com 03 terminais de integração, 01 estação de conexão e 32 estações de transbordo.
Conforme divulgado pela assessoria da Prefeitura, a mobilização começou no dia 5 de janeiro, quando o Ministério das Cidades reabriu o sistema ‘TRANSFERGOV’, possibilitando a inclusão do Novo Projeto Funcional para Sistemas de Morbilidade Urbana – Reestruturação do Projeto de Implantação do VLT de Cuiabá.
O projeto da implantação do modal está em conformidade com o edital do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana, garantindo assim, investimento federal para transportes de alta e média capacidade, incluindo metrôs, trens urbanos e VLTs.
“Mediante o investimento do governo federal no projeto do VLT Cuiabano será possível realizar o sonho do povo cuiabano em ter um transporte sustentável, silencioso, digno, que vai promover não só, o desenvolvimento econômico, urbano e social, mas vai garantir dignidade para os usuários do transporte coletivo. Vamos colocar Cuiabá na linha de frente das grandes cidades do Brasil e do Mundo que adotaram o moderno sistema do VLT”, esclareceu o prefeito.
Fonte: gazetadigital.com.br