O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), informou que irá pedir aos prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá que cancelem o Carnaval deste ano por causa dos riscos da pandemia e na nova gripe, a H3N2.
Criado em dezembro de 2005, o Consórcio Vale do Rio Cuiabá é formado por Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antônio de Leverger. Juntos, esses municípios possuem mais de um milhão de habitantes
Segundo Pinheiro, a medida é necessária porque a “pandemia não foi 100% derrubada ainda”. A reunião entre os prefeitos ainda não tem data marcada, mas, a expectativa é que seja realizada ainda em janeiro.
“Eu quero pedir esse apoio dos 13 municípios que compõem o consórcio para que possamos, respeitando a autonomia de cada município, tomar uma decisão em conjunto e evitar que esses eventos possam trazer aglomeração, multidões e acabar atingindo a região num período ainda em que a pandemia não está 100% derrubada ainda”, argumentou o gestor.
Ele fez questão de enfatizar que além da covid-19 “agora tem um surto gripal, uma virose terrível atingindo a população, parece que tendo um foco maior pra crianças e idosos então temos que ter o cuidado todo especial”.
A nova gripe, H3N2, fez sua primeira vítima em Cuiabá, uma mulher de 68 anos. A morte foi confirmada nesta quarta-feira (5), porém, o óbito aconteceu em 30 de dezembro.
Fonte: gazetadigital.com