A enfermeira e servidora pública de Cuiabá, Danielle Carmona Bertucini vai comandar o setor até junho
Com 20 votos favoráveis, dois contra, uma abstenção e uma ausência, a Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta quarta-feira (15), o Projeto de Resolução que estabelece a intervenção do Estado nó sistema de Saúde Pública de Cuiabá.
A partir desse resultado no Poder Legislativo, o Estado ganha o aval para assumir a Pasta, decisão aprovada pelo Tribunal de Justiça, na semana passada.
Leia também:
Mauro Mendes escolhe servidora de Cuiabá como interventora na Saúde
O Projeto de Resolução tem como base o decreto do governador Mauro Mendes (União), que dá cumprimento a ordem judicial que determinou a intervenção na Saúde da Capital.
O decreto foi encaminhado pelo Executivo ao Legislativo na terça-feira (14), e recebeu aval das Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Saúde.
O governador Mauro Mendes já escolheu o nome para assumir a Saúde da Capital, nos próximos 90 dias: a enfermeira e servidora pública de Cuiabá, Danielle Carmona Bertucini.
Votaram a favor da intenvenão:
– Dilmar Dal’Bosco;
– Eduardo Botelho;
– Júlio Campos;
– Sebastião Rezende;
– Paulo Araújo;
– Beto Dois a Um;
– Janaina Riva;
– Dr. João;
– Thiago Silva;
– Lúdio Cabral;
– Valdir Barranco;
– Nininho;
– Diego Guimarães;
– Faissal Calil;
– Cláudio Ferreira;
– Gilberto Cattani;
– Dr. Eugênio;
– Max Russi;
– Alex Sandro Nascimento (suplente)
– Leandro Damiani (suplente).
Votaram contra:
– Juca do Guaraná
– Valdir Barranco.
Observação: Elizeu Nascimento se absteve e Fábio Tardim não estava na sessão.
CAMPO DE BATALHA – Durante a sessão da AL, nesta quarta-feira, o presidente Eduardo Botelho (União) pedii a compreensão dos colegas, para que o evento não ganhasse contornos político-partidários.
“Vamos nos ater a solução. Não vamos politizar esse assunto, nem fazer um campo de batalha com isso. A população espera resultados e não politização com o que está acontecendo na Saúde”, disse.
A INTERVENÇÃO – Na quinta-feira (9), a intervenção foi determinada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça.
A medida foi tomadana após pedido do Ministério Público Estadual, que apontou diversas irregularidades na gestão, como falta de médicos e remédios.
A nova interventora irá gerir a Secretaria de Saúde de Cuiabá e a Empresa Cuiabana de Saúde até o dia 12 de junho de 2023.
Ela deve reorganizar a administração do setor e cumprir decisões judiciais que determinam a realização de cirurgias, disponibilização de consultas e medicamentos, entre outras demandas reprimidas da saúde pública municipal.
Danielle Carmona terá 10 dias para apresentar o diagnóstico contábil, financeiro e administrativo da Saúde de Cuiabá, e 15 dias para entregar o plano de intervenção, com as medidas a serem adotadas para regularização dos serviços de saúde, além de apresentar relatórios quinzenais com as providências tomadas.
Fonte: diariodecuiaba.com.br