Esse tipo de câncer ocupa 10º lugar na lista dos tumores que mais causam mortes no Brasil, de acordo com o instituto
Segundo o estudo, este tipo de câncer ocupa o décimo lugar na lista dos tumores que mais causam mortes no Brasil.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimou que Mato Grosso pode registrar 140 casos de câncer no cérebro em 2022. Segundo o estudo, este tipo de câncer ocupa o décimo lugar na lista dos tumores que mais causam mortes no Brasil.
O maior desafio nesses casos é a identificação do tumor, pois o paciente não costuma sentir qualquer sintoma que possa ajudar a antecipar o tratamento. Entretanto, de acordo com o Inca, alguns sinais podem ser alertas, tais como epilepsia ou outras crises convulsivas, perda de funções também chamados de déficits focais e dores de cabeça com alarme, isto é aumento na intensidade da dor, mudança no tipo de dor, aumento na frequência, dor fixa. Esses sintomas não são causados pelo câncer em si, mas é importante que eles sejam investigados, principalmente se não apresentarem melhora.
Um alerta, exames de rotina padronizados para detecção precoce de tumores do sistema nervoso central não existem, por isso é primordial que ao qualquer sinal de sintoma, exames sejam feitos afim de haver o diagnóstico precoce. Pessoas que pertencem a grupos com maior chance de ter a doença, mesmo sem apresentar sinais, devem fazer exames para rastreamento.
Apenas em 2020, foram 140 casos registrados em todo o estado, 80 desse casos registraram-se em homens e 60 em mulheres. Todavia, o câncer que mais afeta os homens, ainda é o de próstata, com 65.840 mil novos casos registrado em todo o Brasil, 1.030 deles em Mato Grosso. Já entre as mulheres o que mais afeta é o cancês de mama, com 66.280 novos casos, e colo de útero com 16.710 casos, sendo 560 e 200 casos registrados no estado, respectivamente.
Fonte: reportermt.com