MT: APÓS 9 MESES: Preso por tráfico internacional, ex-secretário é exonerado do Conselho de Educação

MT:  APÓS 9 MESES:  Preso por tráfico internacional, ex-secretário é exonerado do Conselho de Educação
Compartilhar

 

 

Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (26) a exoneração do ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato, de seu cargo no Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE/MT). Borgato chegou a ser preso em abril de 2022 por envolvimento com tráfico internacional de drogas.

Leia também – Dívida de R$ 25 milhões motivou leilão de fazenda onde filho de deputado foi preso

A exoneração foi assinada pelo governador Mauro Mendes, pelo secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho, pelo secretário de Estado de Educação Alan Porto e pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Allan Kardec.

Borgato atuava na Câmara de Educação Profissional e de Educação Superior (CEPS), do Conselho Estadual de Educação, como titular representante da SECITEC.

Preso pela PF

Nilton Borgato foi preso pela Polícia Federal no dia 19 de abril de 2022, durante a Operação Descobrimento, que investiga tráfico internacional de drogas.

Foi apurado que ele teria com o tráfico desde o período em que chefiou a prefeitura de Glória D’Oeste (312 km a oeste de Cuiabá).

A ligação é evidenciada por meio de documentação que autorizou a deflagração da Operação Descobrimento, em que Borgato foi preso apontado como um dos chefes do esquema.

Além das conversas entre a doleira e o lobista, Borgato também aparece em imagens em que diálogos são feitos entre ele e o lobista Rowles Magalhães, de julho de 2020. Além dos dois, outras pessoas foram presas na operação.

A operação tem como base a apreensão de 595 kg de cocaína apreendidas dentro da fuselagem de uma aeronave em fevereiro de 2021, dentro do Aeroporto Internacional de Salvador.

Fonte:   gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %