O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve os desembargadores João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes filhos afastados do cargo no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Foi determinado ainda que eles continuem com a tornozeleira eletrônica.
Na decisão, proferida na segunda-feira (9), Zanin autorizou Sebastião a voltar a ter contato com o filho e retirou o bloqueio dos valores estabelecidos pelo juízo. A Operação Sisamnes, deflagrada pela Polícia Federal nessa terça-feira (26), mirou suspeitos de envolvimento no esquema de venda de sentenças que operava tanto no TJMT, quanto no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os crimes foram descobertos através da perícia no celular do advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro de 2023 em Cuiabá.
Nega prisão
No âmbito da mesma investigação (Pet 13221), Zanin rejeitou o pedido de revogação da prisão preventiva do empresário Andreson de Oliveira Gonçalves ou sua transferência do Presídio Central do Estado do Mato Grosso para outra prisão. Sua defesa alegava que ele estaria sendo submetido a condições prejudiciais à sua integridade física e psicológica. (Com assessoria)
De acordo com a investigação, Andreson teria função decisiva de comando e ingerência no contexto de venda de decisões judiciais e de informações processuais privilegiadas, que envolveria intermediadores, advogados e servidores públicos. Zanin autorizou, porém, que ele volte a ter contato com sua esposa, nos dias e horários de visitação.
Fonte: gazetadigital.com.br