Prefeito da Capital não vive um bom momento com a opinião do eleitorado cuiabano
Pesquisa nacional do Instituto Futura Inteligência mostra que para 60,3% dos eleitores cuiabanos, não há chance de votar em um candidato que tenha o apoio do atual prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB). Em 2024, os brasileiros elegem os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
A gestão de Emanuel Pinheiro tem sido marcada por operações policiais, a maior parte na pasta da Saúde. Além disso, em 2023, o prefeito perdeu o controle da Secretaria Municipal de Saúde, graças à intervenção do Governo do Estado determinada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a pedido do Ministério Público Estadual.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Conforme o levantamento, 29,1% pode considerar votar em um candidato apoiado pelo atual gestor municipal. Apenas 5,9% disse que votaria com certeza em alguém apoiado por Pinheiro. Não quiseram ou não souberam responder 4,8% dos eleitores.
pesquisa também revela que os apoios do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), tendem a prejudicar mais do que ajudar os candidatos à Prefeitura de Cuiabá.
Segundo o levantamento, 49,3% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado por Lula. Poderiam considerar escolher um candidato apoiado pelo chefe do Executivo Federal 31,5% dos cuiabanos e só 12,8% dizem votar com certeza no nome do líder petista.
No caso de Bolsonaro, 38,7% diz que não votam no candidato do ex-presidente de jeito nenhum. Podem pensar no assunto 33,2% dos cuiabanos. Votariam com certeza no candidato do bolsonarismo 23,3%.
O governador Mauro Mendes (União), uma das lideranças políticas mais populares na capital, veria, segundo a pesquisa. O nome indicado por ele ter apoio de 19,4% dos cuiabanos. Outros 52,3% dizem que poderiam vir a votar no nome indicado pelo governador. Apenas 22,2% não votariam em nenhuma hipótese em um candidato apoiado por Mendes.
A pesquisa foi realizada por meio de entrevista telefônica, com eleitores cuiabanos a partir de 16 anos, entre 13 e 16 de novembro de 2023. A margem de erro é 3,4% e o índice de confiança é 95%. A mesma pesquisa foi feita em outras 14 capitais brasileiras.
Fonte: reportermt.com