Encomendada pelo portal ODOCUMENTO e TV Cuiabá, pesquisa realizada pela Percent nas cinco regiões da Capital aponta crescimento consolidado do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil). No quadro geral, ele saltou de 10% para 18,5% em um intervalo de quatro meses, quando foi aplicada a última sondagem. O deputado federal, Abílio Júnior (PL), segue em 1º lugar, com 21,1%, o que caracteriza empate técnico com Botelho.
O deputado estadual, Lúdio Cabral (PT), aparece bem atrás, na terceira posição, com 12,7% das intenções de votos. O eleitor cuiabano, por enquanto, não enxerga Lúdio como pré-candidato ao Alencastro, fato que vem desidratando o petista.
Empatados exatamente com 6%, dividem a quarta colocação o deputado estadual, Juca do Guaraná (MDB), e o deputado federal, Fábio Garcia (União Brasil). O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), mantém-se estável com 5,8% de preferência popular.
Segundo turno
A Percent aplicou vários cruzamentos de segundo turno, em Cuiabá. Em todos os cenários, se a eleição fosse hoje, Botelho venceria seus principais oponentes na disputa pela prefeitura municipal. No confronto direto contra Abílio, o chefe do Legislativo cravou 30%, contra 24,3% do deputado federal.
Em eventual disputa mano a mano com o também deputado federal, Fábio Garcia, Botelho impõe frente superior a 20 pontos. Neste cenário, Fábio alcançou 12,3% contra 32,5% creditados ao gestor do Parlamento mato-grossense.
Quando se testou o vice-prefeito da Capital, a frente de intenção de votos ficou ainda mais elástica. Botelho obteve 34,8%, contra 9,1% de Stopa, este último deve ser o provável nome apoiado pelo atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB), em 2024.
Mesmo ancorado na figura do presidente Lula (PT), Lúdio não conseguiu superar seu colega de Legislativo. Neste cenário pesquisado pela Percent, Botelho registrou 33,3% de preferência, contra 17,4% de Lúdio.
Espontânea
A Percent também abordou os eleitores de forma espontânea, sem a apresentação de nomes. A pesquisa mostrou Abílio em 1º lugar com 6%, seguido de perto por Botelho, que obteve 3,8% das citações. Outros 14 nomes apareceram nesta modalidade.
Avaliação
Para o proprietário da Percent, Ronye Steffan, se comparada com a última pesquisa aplicada na Capital, Botelho foi o nome que mais avançou entre o eleitorado cuiabano. “O presidente da Assembleia Legislativa (Botelho) deu uma estilingada de oito pontos em relação a nossa última aferição de campo, o que lhe colocou em condição de empate técnico com o Abílio. Vale destacar a performance de Botelho no segundo turno. Ele derrota todos os seus oponentes, inclusive o Abílio. A pesquisa mostrou ainda que a apatia do Lúdio quanto o processo eleitoral do próximo ano, ele evita tocar no assunto a todo custo, está o empurrando para baixo. Ou seja: Se o Lúdio continuar anêmico, apagado, ele tende a cair ainda mais até o início do processo eleitoral”, avaliou Ronye.
Metodologia
A pesquisa foi realizada de 14 a 20 de junho nas cinco regiões de Cuiabá. Para reduzir a margem de erro, que ficou estimada em 2,83%, a Percent aplicou 1.200 entrevistas presenciais, com intervalo de confiança acima de 95%.
Fonte: odocumento.com.br