MT: 7 DE SETEMBRO: Escolas Estaduais de Cuiabá participarão de desfile cívico-militar de Independência na Avenida Getúlio Vargas

MT:  7 DE SETEMBRO:    Escolas Estaduais de Cuiabá participarão de desfile cívico-militar de Independência na Avenida Getúlio Vargas
Compartilhar

 

Doze escolas da rede estadual de Cuiabá participarão do desfile cívico-militar de 7 de setembro de Independência do Brasil, na Avenida Getúlio Vargas, que será realizado no início da manhã deste sábado (07).

Organizada principalmente pelo Exército Brasileiro, a concentração das tropas da própria força militar e também da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Judiciária Civil, além das 12 escolas, começará a partir das 6h. A marcha, que está prevista para acontecer das 08h às 10h30, finalizará na Praça Santos Dumont.

Das 12 escolas da capital, 10 delas desfilarão com suas fanfarras, bandas, balizas e corpos coreográficos completos. Entre elas, está a Escola Estadual André Avelino Ribeiro, que tem uma banda de percussão sinfônica e uma banda marcial, ambas premiadas em eventos musicais nacionais. “Nossos alunos vão subir a avenida com muita empolgação e prometem um show”, contou o regente, professor Lueder Bruno.

Em Barra do Garças, os estudantes das Escolas Militares Tiradentes (PMMT) e Dom Pedro II (CBM), e da Escola Estadual Maria de Lourdes Hora Moraes também desfilarão no início da manhã, na Avenida Ministro João Alberto.

Já em Tangará da Serra, o desfile acontecerá às 17h, na Avenida Brasil, com a presença de forças militares e das Escolas Militar Tiradentes, 13 de Maio, 29 de Novembro, Antonio Hortolani, Patriarca da Independência, Jada Torres, Helcio de Souza, Indígena Malamalali, Ramon Sanches e a Escola Estadual Pedro Alberto Tayano.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o 7 de setembro possui uma significado cívico fundamental para os estudantes, que são incentivados pela Seduc e pelas Diretorias Regionais de Educação (DREs) a participarem ativamente do desfile. “É uma oportunidade para que os jovens aprendam sobre a história do Brasil e a importância da independência, fortalecendo seu sentido de cidadania”, disse.

Algumas cidades do interior não realizarão suas festividades devido ao tempo quente e seco, como Alta Floresta, Matupá, Confresa, Primavera do Leste, Poxoréo e Paranatinga.

Segundo a Seduc, além da realização do desfile no início da manhã ou no final da tarde, as 13 diretorias regionais de educação estão orientando as escolas para que providenciem água para os estudantes.

Fonte:  copopular.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %