MT: 58 municípios de MT têm situação de emergência reconhecida; veja quais

MT:  58 municípios de MT têm situação de emergência reconhecida; veja quais
Compartilhar

 

Incêndios florestais, estiagem e seca severa levaram o governo federal a reconhecer situação de emergência em 58 municípios de Mato Grosso. A lista das cidades foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Os decretos valem de 30 de agosto de 2024, com vigência até 26 de fevereiro de 2025. Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) recursos para ações de defesa civil. Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho das cidades, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

 

Uma das cidades que está na lista de afetadas é Nossa Senhora do Livramento (42 km ao sul). Em agosto, o prefeito Silmar de Souza (União) já tinha decretado emergência por escassez hídricas, proibindo uso de água para lavagem de calçadas, abastecimento de piscinas e outros. O gestor enfatizou a redução do período chuvoso no ano de 2024, bem como o regime irregular de chuvas e, por consequência, o exaurimento hídrico. A cidade é abastecida por poços artesianos.

 

Jodirce Miranda, secretária de Administração do município, frisou que esse reconhecimento federal é de muita importância, tendo em vista que o município tem enfrentado um período muito extenso de estiagem.

 

“Estamos com uma escassez de água no município e ainda agora estamos com esses focos muito alto de queimadas. Estamos sofrendo muito por isso. Então, é fundamental esse reconhecimento por parte do governo do Estado, do governo federal, para unirmos forças para passar por esse período e buscar recursos para que possamos melhorar o abastecimento de água no município”, comentou.

 

A secretária pontuou que os recursos servirão para melhorar a brigada municipal. “Precisamos de carro-pipa para ajudar no combate aos incêndios, de equipamentos para ajudar os brigadistas, de recursos para a melhoria do abastecimento de água no município de Nossa Senhora do Livramento. Com o reconhecimento desse decreto de calamidade, nós estamos esperançosos que o governo do Estado, o governo Federal, nos ajudem com recursos para que possamos dar esse suporte à nossa população”, completou.

Fonte:    gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %