O caso é suspeito e aguarda exames laboratoriais; Nenhum outro reeducando apresenta suspeita da doença
Preso da PCE é isolado com suspeita de varíola do macaco
A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) informou que um reeducando da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, foi isolado dos demais com suspeita de ter contraído monkeypox, conhecida como varíola dos macacos
De acordo com a nota da Sesp, o caso suspeito em questão aguarda resultado de exames laboratoriais. O reeducando passou por avaliação e assistência médico-hospitalar em unidade de referência do SUS, onde também fez coleta de material para análise clínica.
O reeducando está sendo acompanhado por equipes de saúde da unidade prisional e dos órgãos públicos de Vigilância Epidemiológica do Estado. Ainda segundo a nota, seu estado de saúde é bom e ele demonstra melhora gradual na lesão apresentada.
A Secretaria confirmou que nenhum outro reeducando da unidade apresentou suspeita da doença até o momento e que está monitorando a situação.
A doença
A Monkeypox ou “varíola dos macacos” como é popularmente conhecida, é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), até o dia 1° de novembro já haviam sido confirmados 112 casos no estado e 18 ainda estavam como suspeitos. Ainda não foi registrada nenhuma morte no estado em decorrência do vírus.