Líder da competição com 54 pontos, o Novorizontino tropeçou na última sexta-feira ao perder para o Amazonas fora de casa. Com isso, o Alvinegro Praiano precisa somar pontos contra o Goiás. A vitória é ideal para abrir vantagem de dois pontos, mas um empate também serve, uma vez que o Santos tem saldo de gols melhor que o Tigre do Vale.
A derrota do Novorizontino também abriu espaço para o Santos passar a ter a melhor campanha da Série B jogando como visitante. Neste momento, os comandados de Fábio Carille possuem taxa de aproveitamento superior a do rival, mas com um jogo a menos.
Até o momento, o Peixe disputou 14 partidas longe de seus domínios nesta edição da Segunda Divisão. A equipe somou seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas, tendo 52,38% de aproveitamento. O Novorizontino, por sua vez, fez um jogo a mais, que terminou em revés, e por isso tem taxa de 48,89%.
Fora de casa, o Santos acumulou vitórias contra Avaí, Ponte Preta, Ceará, Paysandu, Brusque e Botafogo-SP. Já os empates foram contra Mirassol, Vila Nova, CRB e Guarani. Por fim, as derrotas vieram diante de Amazonas, América-MG, Novorizontino e Operário-PR.
Além disso, o time do técnico Fábio Carille ainda defende uma invencibilidade de quatro meses atuando fora de casa. Longe da Vila Belmiro, a equipe santista não perde desde o dia 14 de junho, quando amargou a derrota para o Operário-PR. De lá para cá, são oito jogos sem derrotas.
Em seu último jogo como visitante, por exemplo, o Alvinegro Praiano bateu o Botafogo-SP, por 1 a 0, no Estádio Santa Cruz, pela 27ª rodada da competição. Giuliano anotou o gol do triunfo do time santista.
O Santos, por sua vez, sabe que não terá vida fácil no embate contra o Goiás. Apesar de não estar em situação tão favorável na tabela, os três pontos podem ser valiosos para o Esmeraldino, que ainda sonha com um possível retorno à elite do futebol nacional.
O Goiás ocupa a 12ª posição da Série B, com 38 pontos. O time, porém, tem um trunfo para ganhar do Peixe: o bom aproveitamento como mandante. Até aqui, foram 13 duelos, com oito vitórias, três empates e apenas duas derrotas, o que representa 69,23% de aproveitamento.
Apesar disso, o Esmeraldino não vive grande fase na temporada. Os comandados de Vagner Mancini não vencem há três rodadas – empataram em 1 a 1 com o Sport, perderam por 1 a 0 para o Mirassol e empatou sem gols com o Coritiba.
O Santos visita o Goiás nesta segunda-feira, a partir das 21h (de Brasília), no Estádio da Serrinha, pela 30ª rodada da Segunda Divisão. As duas equipes possuem objetivos diferentes nessa reta final da temporada, mas uma coisa é certa: ambas entrarão em campo em busca da vitória.