Produtos serão usados no esporte paralímpico e no dia a dia de pessoas com mobilidade reduzida
O Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos (Cintesp.BR), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), promoveu na segunda-feira (28), na cidade mineira, o evento “Lance PcD 2022”. O objetivo foi lançar 18 produtos e serviços de tecnologia assistiva voltados a paratletas e que também auxiliarão a vida diária das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Desde 2019, o CINTESP.Br recebe apoio financeiro do MCTI para o desenvolvimento de protótipos dessas tecnologias. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações foi representado no evento pelo diretor de Tecnologias Aplicadas, Eduardo Soriano, e o coordenador-geral de Tecnologias Habilitadoras, Felipe Bellucci, ambos da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI).
As tecnologias apresentadas no Lance PcD 2022 incluem equipamentos que irão fazer parte da 1ª Academia Experimental para Cadeirantes; modelos inovadores de cadeiras de rodas para o alto rendimento, projetadas por metodologias inéditas de prescrição; além de equipamentos e acessórios especializados para esportes paralímpicos, nas modalidades do arremesso paralímpico, atletismo, bocha paralímpica e natação.
Foi destacado também no lançamento a implantação do Centro Nacional de Tecnologias para Pessoas com Deficiência e Doenças Raras – CNT-MCTI, prevista para o segundo semestre de 2022. Os representantes do MCTI visitaram o terreno que abrigará o CNT-MCTI e se reuniram com dirigentes da UFU e pesquisadores para acompanhar os projetos apoiados pelo ministério.
O CNT/MCTI é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia, o Cintesp.BR/UFU, o grupo Algar/Instituto Brain e o Comitê Paralímpico Brasileiro.
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
link da noticia: clique aqui