Lula desembarca em São Bernardo do Campo e na capital paulista para convenções partidárias, enquanto Bolsonaro faz tour pelo Rio
As convenções partidárias que vão confirmar os nomes que concorrerão às eleições municipais de 2024 começam neste sábado (20/7). Já em ritmo de campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vão às suas bases eleitorais, neste fim de semana, reforçar o apoio a candidatos locais.
No sábado (20/7), o presidente irá a duas convenções do PT em São Paulo. A primeira será no ABC paulista às 11h, para a pré-candidatura do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) para São Bernardo do Campo, berço político de Lula.
A legenda tenta recuperar a prefeitura da cidade, já ocupada pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Hoje, o município é comandado por Orlando Morando (PSDB), que vai apoiar a candidatura da sobrinha, Flávia Morando (União Brasil).
Em uma ofensiva para barrar candidatos da direita, Teixeira fechou a chapa com o ex-prefeito da cidade Willian Dib (PSB) para o cargo de vice. Além de Lula, o lançamento da candidatura deve reunir nomes do alto escalão do governo.
Após o evento, Lula partirá para a capital do estado, a fim de ir oficializar a candidatura de Guilherme Boulos (PSol) e de sua vice, Marta Suplicy (PT), à Prefeitura de São Paulo. A chapa, costurada por intermédio do chefe do Executivo, reflete a estratégia petista em apoiar nomes fortes de outros partidos em locais em que o PT tem pouca chance de eleger candidatos
Bolsonaro pelo Rio
Enquanto Lula reforça a presença em São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro faz uma excursão pelo Rio de Janeiro, estado pelo qual foi eleito deputado federal por sete mandatos.
O giro do principal nome do PL começou na quinta-feira (18/7), passando pela capital e pelos municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Duque de Caxias. Neste sábado (20/7), Bolsonaro desembarca em Niterói. As agendas do ex-chefe do Executivo contaram com a presença de nomes como o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e o candidato do PL à prefeitura da capital, Alexandre Ramagem.
Na quinta, os políticos participaram de um evento na Barra da Tijuca, em um primeiro ato público com a presença de Bolsonaro e Ramagem após a divulgação do áudio de uma reunião no âmbito das investigações sobre a chamada “Abin paralela”.
No palanque, o líder do PL reforçou o apoio à candidatura do deputado federal e afirmou que Ramagem começou a pagar o preço por sua “ousadia”.
“O Ramagem, que eu conheci na transição de 2018, já começa a pagar um preço alto pela sua ousadia de querer pensar, sonhar e administrar uma cidade com respeito, com honradez e com orgulho”, disse o ex-presidente.
Bolsonaro ainda tem uma agenda em Niterói, neste sábado. A cidade tem como pré-candidato o deputado federal Carlos Jordy (PL).