A temporada de 2023 pode ser de consolidação para o lateral-esquerdo Lucas Pires no Santos. Após um ano de altos e baixos em 2022, o jogador busca recuperar o bom desempenho e a titularidade no setor defensivo do Peixe. E, assim como foi no passado, contará com a ausência de um companheiro para receber oportunidades no início do Campeonato Paulista.
Felipe Jonatan, considerado o titular da posição, deve desfalcar o Peixe nas primeiras rodadas do Paulistão por conta de uma lombalgia sofrida ainda na reta final da última temporada. Assim, Lucas Pires tem treinado com regularidade com o novo técnico Odair Hellmann e deve começar o Estadual entre os onze iniciais do time alvinegro.
Foi neste mesmo cenário que o jovem lateral ganhou espaço no Santos, em 2022. Tudo começou no clássico diante do Corinthians, em fevereiro do ano passado, quando o atleta de 21 anos substituiu Felipe Jonatan ao longo da partida e se destacou pela atuação na vitória da equipe da baixada santista por 2 a 1.
A partir daí, recebeu uma sequência de jogos sob o comando de Fábio Carille, que mais tarde viria a ser demitido do clube. Pires, contudo, não deixou de entrar em campo com o próximo treinador que chegou ao Peixe: Fabián Bustos.
Ele foi titular durante quase todo o período do treinador argentino à frente do Santos. Após o empate do time com o Deportivo Táchira-VEN, pela partida de volta das oitavas da Sul-Americana, contundiu o joelho direito em um treino e ficou mais de um mês afastado dos gramados.
No intervalo de tempo em que esteve de fora, o garoto viu Felipe Jonatan voltar a receber chances e ascender na equipe, já dirigida pelo técnico Lisca. Mesmo o interino Orlando Ribeiro manteve o experiente lateral durante a reta final do Campeonato Brasileiro, e Lucas Pires, assim, passou a ser apenas uma reposição à ausência do companheiro por contusão ou suspensão.
Até o momento, o jogador soma 42 aparições pelo Peixe, tendo marcado quatro gols e distribuído oito assistências. Sua última vez como titular foi em meados de novembro, na rodada final do Brasileirão de 2022, em derrota para o Fortaleza na Vila Belmiro. Recentemente, ele estendeu seu contrato com o clube até 2026.
A estreia do Santos no Paulistão será a primeira das várias oportunidades que Lucas Pires deve ganhar neste começo de ano. O Alvinegro Praiano encara o Mirassol neste sábado, às 20h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela primeira rodada da competição.
Fonte: www.gazetaesportiva.com