Fiscalização dupla da Operação Lei Seca prendeu 13 condutores embriagados e aplicou 90 multas na noite deste domingo (07). As abordagens foram realizadas de forma simultânea na Avenida Carmindo de Campos, no bairro Grande Terceiro, e na Avenida Sebastião de Oliveira, na Ponte Sérgio Motta, em Cuiabá.
Na Avenida Sebastião de Oliveira, os agentes confeccionaram 45 autos de infração de trânsito e prenderam sete pessoas, sendo seis motoristas embriagados cujos veículos apresentavam adulteração de chassi, entre outras modificações. Neste ponto, 75 pessoas passaram pelo teste do bafômetro, 74 veículos foram fiscalizados, 28 autuados e 26 removidos (20 carros e seis motos).
Na Avenida Carmindo de Campos, também foram aplicadas 45 multas e realizadas oito prisões. Das pessoas detidas, sete conduziam veículos embriagados e uma havia entregado veículo para uma pessoa não habilitada. Neste trecho, 49 pessoas foram submetidas ao teste do etilômetro, 47 veículos foram fiscalizados, 28 autuados e 27 removidos (21 carros e seis motos).
A multa para quem dirigir embriagado é R$ 2,9 mil e pode chegar a R$ 5,8 mil em caso de reincidência, além da autuação criminal com exigência do pagamento de fiança para responder pelo crime em liberdade.
O motorista também tem a CNH suspensa e perde o direito de dirigir por um período de até 12 meses. Essas penalidades estão previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e em resoluções aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A Operação Lei Seca, feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), ocorre sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com as equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
Fonte: gazetadigital