Como o Palmeiras ainda não trouxe um reforço para cobrir a saída de Danilo, o técnico Abel Ferreira busca soluções dentro do elenco para manter a solidez do meio de campo da equipe. Com isso, Gabriel Menino ganhou a titularidade no setor, mas o escolhido para cumprir a função que era do ex-palmeirense é Zé Rafael.
Se no início de sua carreira o camisa 8 se destacou ao atuar como uma espécie de meia armador, mais próximo da área e do setor ofensivo, agora ele se adapta às diversas funções no meio de campo e se tornou um jogador versátil.
Depois da vitória contra a Inter de Limeira na última quinta-feira, o técnico Abel Ferreira elogiou as características de Zé Rafael e destacou como o camisa 8 se consolidou como o principal ladrão de bola da equipe, mesmo antes da saída de Danilo.
“Quando os jogadores têm coração e mente aberta é muito mais fácil de eles entenderem o que a equipe precisa. Quando fazia parceria com o Danilo, ele roubava mais bolas do que o Danilo, que era mais um armador, não um recuperador. Se com bola, o Zé tinha mais chegada e o Danilo era mais armador, sem bola o Zé era o nosso cinco, porque recuperava muito mais bolas”, destacou Abel, que citou ainda como a escolha foi desenvolvida durante os treinos.
“Em função dos jogadores que vimos ao longo da preparação, achamos que o Zé cumpria, é um jogador inteligente, que percebe o jogo. O Zé, nos últimos anos, começou a entender, ler muito bem o jogo, fazer as coberturas de espaço. Nós decidimos recuá-lo mais um pouco”, complementou.
De fato, Zé Rafael se destacou pela eficiência nas roubadas de bola. Na campanha do Palmeiras neste Campeonato Paulista, o camisa 8 é o principal ladrão de bolas do elenco, com 11 desarmes certos em cinco jogos.
O próprio meio-campista mostrou-se agradecido pelos elogios que recebeu do seu treinador. Zé Rafael também contou como tem sido a adaptação a essa nova função e aprovou o seu desempenho neste início de temporada.
“Fico feliz que o Abel está reconhecendo este meu esforço. É mais um ano de adaptação para mim com a saída do Danilo. A gente fez alguns testes e está tentando encontrar a melhor solução para o nosso meio de campo. Acho que tenho feito esta função de uma maneira eficiente, me adaptando a esse novo estilo de jogo”, disse o jogador.
“Mas estou feliz por estar desempenhando o meu melhor. Sei que posso ainda melhorar muito e tenho muita coisa para evoluir, mas fico feliz por estar ajudando e por participar desta evolução”, completou.
Cada vez mais adaptado ao novo posicionamento, Zé Rafael preenche a lacuna que foi aberta, já que o Palmeiras ainda não anunciou reforços para 2023. Nesta sexta-feira, o Verdão completou a sua lista de inscritos para a primeira fase do Campeonato Paulista apenas com jogadores da base.
Os 𝗖𝗲𝘀𝘁𝗶𝗻𝗵𝗮𝘀 da Academia estão ON! ⛹️♂️😅#AvantiPalestra pic.twitter.com/nZlUV1I8OT
— SE Palmeiras (@Palmeiras) February 10, 2023
Fonte: www.gazetaesportiva.com