Teve início nesta quarta-feira (16), no depósito de urnas da Casa da Democracia, os procedimentos da cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno da Eleição Municipal em Cuiabá. As cerimônias serão realizadas até segunda-feira (21) e são abertas a sociedade. Serão contempladas 1274 urnas eletrônicas, abrangendo as quatro zonas eleitorais da capital.
Além da sociedade, também são convidados a acompanharem os procedimentos os representantes dos partidos políticos, das coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e do Ministério Público Eleitoral.
A juíza da 39ª ZE, Suzana Guimarães Ribeiro, destacou a importância da total transparência que envolve o procedimento. “Todas as etapas que envolvem o manuseio das urnas eletrônicas são realizadas em ambiente acessível ao público em geral e, além disso, representantes dos partidos, coligações e da Ordem dos Advogados do Brasil são comunicados oficialmente. Estamos cientes da importância de publicitar cada passo do processo eleitoral”.
A carga consiste na inserção de um pen drive com todos os dados de sistemas e dos eleitores de cada seção eleitoral nas urnas eletrônicas. Além das 1274 urnas eletrônicas destinadas as seções eleitorais, também receberão a carga 90 urnas de contingência, que serão utilizadas em caso de necessidade de substituição de equipamento. Entre os dados inseridos nas urnas estão os nomes dos candidatos, cargo que disputam, número de identificação e as inscrições eleitorais dos eleitores que votam na referida sessão.
Durante o procedimento, as funcionalidades das urnas são testadas, envolvendo teclados, áudio, impressão e bateria.
Nesta quarta-feira (16) a carga e lacre foi realizada nas urnas eletrônicas destinadas as seções eleitorais da 39ª Zona Eleitoral. Amanhã (17) será a vez da 01ª ZE, seguida da 51ª ZE na sexta-feira e da 55ª ZE na segunda-feira (21).
Fonte: www.gazetadigital.com.br