Neste domingo, Palmeiras e Santos se enfrentam no Allianz Parque, às 18h30, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. Os times vivem momentos bastante distintos e devem encarar o clássico com estratégias diferentes.
Com a vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, na quinta-feira, o Verdão garantiu sua classificação para as quartas de final da competição. Mesmo com uma partida a menos, o time tem a melhor campanha geral do Paulista, com 23 pontos, na liderança isolada do grupo C.
O Choque-Rei foi o primeiro da sequência de três clássicos que o Palmeiras tem pela frente. Depois de duelar com o Santos, o time alviverde também recebe o Corinthians. A tendência é que Abel Ferreira mande a campo um time bastante alternativo contra o Peixe, preservando a maior parte de seus titulares para o Derby.
O Verdão tem três desfalques certos para o clássico: Luan (lesão na coxa esquerda), Gabriel Menino (transição física) e Patrick de Paula (entorse no tornozelo esquerdo). Autor do gol contra o São Paulo, Rony vê o Palmeiras “cascudo” em partidas contra os rivais.
“Nós sabemos da importância dos clássicos, tem uma rivalidade muito grande em São Paulo. Tem o Santos, depois o Corinthians. Com certeza, nossa equipe está muito preparada e cascuda. Está com uma mentalidade diferente, de uma equipe competitiva e vencedora. A gente tem muita experiência de jogar contra adversários fortíssimos, com certeza está todo mundo preparado para fazer uma grande partida, independentemente de quem for jogar. Eu acredito que o professor vai escolher os 11 que vão entrar para dar o seu melhor e desempenhar um bom futebol para sair com a vitória”, disse Rony.
O Santos, por sua vez, vive momento de instabilidade. A equipe não vence há três rodadas no Campeonato Paulista e passou do Fluminense-PI na Copa do Brasil apenas na disputa de pênaltis, após empatar em 1 a 1 no tempo normal. O torneio nacional, inclusive, marcou a estreia do técnico argentino Fabián Bustos.
Além da fase complicada, o Santos também tem uma série de desfalques para o clássico. O goleiro John passou por uma correção de cicatriz no joelho direito e Kevin Malthus está se recuperando de uma cirurgia no ligamento cruzando anterior do joelho direito. Carlos Sánchez, Felipe Jonatan e Madson seguem em transição física.
A situação na tabela ajuda a explicar o momento ruim do Peixe. O Alvinegro está na terceira colocação do grupo D do Estadual com 10 pontos, enquanto Bragantino (19) e Santo André (11) estão se classificando para a fase seguinte no momento. A diferença é que o Peixe tem um jogo a menos, devido ao adiamento da partida contra a Ferroviária.
O Alvinegro Praiano tem um tabu importante para quebrar contra o Palmeiras. A última vitória do Santos sobre o rival foi em outubro de 2019, por 3 a 0. De lá para cá são cinco vitórias do Verdão e dois empates. No Paulista, o último triunfo santista foi em março de 2018.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X SANTOS
Data: 13 de março de 2022, domingo
Local: Allianz Parque, em São Paulo-SP
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Danilo Ricardo Simon e Mauro André de Freitas
VAR: Vinícius Furlan
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Kuscevic, Renan e Jorge; Jailson, Atuesta e Gustavo Scarpa; Giovani, Gabriel Veron e Rafael Navarro
Técnico: Abel Ferreira
SANTOS: João Paulo, Balieiro (Auro), Kaiky, Bauermann, Lucas Pires; Sandry, Camacho (Zanocelo); Ângelo, Goulart, Marcos Guilherme; Marcos Leonardo
Técnico: Fabián Bustos
Fonte: gazetaesportiva.com