O São Paulo recebe a Academia Puerto Cabello nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no estádio do Morumbi, pela segunda rodada do Grupo D da Copa Sul-Americana. Será o primeiro duelo do Tricolor contra a equipe venezuelana, fundada em 2011 e profissionalizada em 2014, mas que já vem colecionando bons resultados em seu país.
A Academia Puerto Cabello é a atual líder do Campeonato Venezuelano após as dez primeiras rodadas, somando nove vitórias e um empate. O desempenho chama atenção pelo fato de não se tratar de um clube tradicional, com uma grande torcida.
O estádio da Academia Puerto Cabello simboliza isso. A Bombonerita, como é chamado, possui capacidade para apenas 7500 torcedores. Por isso, na Sul-Americana, o time mandará seus jogos no estádio Misael Delgado, em Valência, a 50 km de distância.
Em 11 jogos nesta temporada, a Academia Puerto Cabello foi derrotada apenas uma vez, justamente em sua estreia na Copa Sul-Americana, contra o Tolima, por 2 a 0. Justamente por isso, os venezuelanos entrarão em campo nesta terça-feira, no Morumbi, dispostos a pontuarem de qualquer maneira.
A Academia Puerto Cabello conta com um dos principais treinadores venezuelanos da atualidade. Noel Sanvicente comandou a seleção de seu país entre 2013 e 2016, além de ter feito boas campanhas à frente do Caracas e do Zamora.
A equipe venezuelana se destaca por jogar um futebol de posse de bola, transições rápidas, mas capaz, também de adaptar seu estilo de jogo ao adversário. Por isso vem tendo tanto sucesso neste início de temporada.
Contra o São Paulo, porém, o nível de competitividade será mais alto, e a Academia Puerto Cabello será posta à prova. Resta saber se a equipe comandada por Rogério Ceni confirmará seu favoritismo ou colecionará mais um tropeço desastroso em 2023.
Fonte: www.gazetaesportiva.com