O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu ampliar o prazo para a prova de vida de aposentados e pensionistas. Por isso, a partir de agora, o prazo vai até junho de 2022. Depois disso, quem não fizer o procedimento em dia pode ter o benefício suspenso.
A prova de vida é essencial para continuar recebendo os benefícios do INSS. Assim, veja como fica o calendário com os prazos para o ano que vem.
As mudanças no calendário de 2022 passam a considerar o mês de aniversário dos segurados. Assim, esse passa a ser o mês de referência para quem precisa fazer a prova de vida
Antes disso, entre novembro de 2020 e dezembro de 2021, a obrigatoriedade da prova de vida foi suspensa pelo INSS por conta da pandemia da Covid-19. Por essa razão existe também um calendário para essas pessoas que estão com o procedimento em atraso.
Assim, até janeiro de 2022 vence o prazo para a prova de vida de quem está com vencimento entre novembro de 2020 e junho de 2021. O prazo vai até abril de 2022 para quem precisa fazer a prova de vida com vencimento anterior até novembro e dezembro deste ano.
Assim, com os novos prazos, no ano que vem é preciso seguir o mês de aniversário. E o calendário é diferente para quem recebe um salário mínimo ou mais que isso.
Para quem recebe até um salário mínimo e faz aniversário em janeiro, o prazo para a prova de vida é de 25 de janeiro de 2022 a 7 de fevereiro. O calendário de dezembro tem o prazo entre o dia 23 do mesmo mês e 6 de janeiro de 2023.
Além disso, quem recebe mais de um salário mínimo e nasceu em janeiro precisa fazer a prova de vida entre 1 e 7 de fevereiro de 2022. O calendário termina com os nascidos em dezembro, que têm entre 2 e 6 de janeiro de 2023 para fazer o procedimento.
Fonte: agoramt.com