A alta do Ibovespa perdeu força na tarde desta quarta-feira (16) após o Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) não descartar novos aumento nos juros para conter o avanço da inflação, segundo ata divulgada há pouco.
Por volta das 16h, o principal índice da bolsa brasileira subia 0,11%, aos 116.284 pontos. Caso se mantenha no campo positivo, o Ibovespa encerra marca de 11 pregões seguidos em queda, a maior série desde 1984.
Na mesma hora, o dólar seguia estável, com leve queda de 0,09%, negociado a R$ 4,980.
Autoridades do Fed ficaram divididas quanto à necessidade de mais aumentos na taxa básica de juros na reunião do banco central dos Estados Unidos de 25 a 26 de julho, com “alguns participantes” citando riscos para a economia de elevar demais os juros, mesmo quando “a maioria” continuou a priorizar o luta contra a inflação, segundo a ata.
“Os participantes permaneceram resolutos em seu compromisso de reduzir a inflação para a meta de … 2%”, apontou a ata de uma reunião na qual os formuladores de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) concordaram por unanimidade em aumentar a taxa de juros de referência “overnight” para a faixa de 5,25% a 5,50%.
“A maioria dos participantes continuou a ver riscos significativos de alta para a inflação, o que pode exigir mais aperto da política monetária”, diz o documento.
Fonte: cnnbrasil.com.br