O ano novo se aproxima e, com ele, surgem preocupações da mulher em relação, especialmente, sobre os cuidados com a saúde. A prevenção do câncer de mama é um deles, doença que causa mais de 18 mil mortes por ano no Brasil.
A detecção precoce é fundamental no tratamento e cura do câncer de mama, afirma a médica mastologista Cristiane Coutinho.
“O câncer de mama tem cura, ele é tratável e ele é curável, mas é preciso que eu descubra esse câncer de mama numa fase mais inicial (…) A gente consegue evitar até 30% o aparecimento do câncer de mama com a adoção de hábitos saudáveis, como prática de atividade física, alimentar de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. A amamentação também funciona como um preventivo”.
Segundo a mastologista, a doença é multifatorial e a prevenção está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos.
“Não tem como apontar uma única causa para o aparecimento do câncer de mama através de hábitos comportamentais, hormonais e genéticos. Então pode ser que a paciente tenha apenas um fator de aparecimento da doença ou vários. E algo assim que ainda é considerado tabu, ou que é considerado controverso, é o uso de hormônios sintéticos, que são os anticoncepcionais e as terapias de reposição hormonal.”
Em Fortaleza, há vários centros que fazem prevenção e acompanhamento pelo SUS do câncer de mama, como a Santa Casa de Misericórdia, o Serviço de Mastologia da Maternidade Escola Assis-Chateaubriand, da UFC, e o Grupo de Educação e Estudos Oncológicos.