O Hoje na História traz os eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 23 de novembro ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história.
1940 – O espirituoso personagem animado Pica-Pau aparecia pela primeira vez. Foi num curta-metragem chamado “Knock Knock”. O desenho foi estrelado por Andy Panda e seu pai Papa Panda, mas quem roubou a cena foi o Pica-Pau. O pássaro bicudo constantemente importuna os dois pandas e parecia se divertir muito com isso. O desenho é de Alex Lvy, foi produzido pelo estúdio de animação Walter Lantz e distribuído pela Universal Pictures
1952 – Peça teatral de maior duração do mundo faz sua estreia em Londres. A escritora de livros policiais Agatha Christie detém vários recordes em sua carreira, entre eles e o de ser a autora da peça teatral de maior duração do mundo, de acordo com o Guinness Book. Neste dia, sua obra A Ratoeira (The Mousetrap) fazia a estreia no Teatro Ambassadors em Londres. A Ratoeira tornou-se a peça há mais tempo encenada na história do teatro, com mais de 25 mil apresentações desde sua estreia e segue em cartaz até hoje. A peça é notória por seu final inesperado, em que os espectadores, ao fim de cada sessão, são convidados a não revelar quando saírem dali.
1999 – A Organização das Nações Unidas oficializa o Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres. A data é para lembrar o assassinato das irmãs Mirabal, cujas mortes foram ordenadas pelo ditador dominicano Rafael Leónidas Trujillo. O objetivo de estabelecer uma data para esta causa foi o de que os governos e a comunidade internacional realizem ações concretas para acabar com a violência contra a mulher. Dependendo de cada país, entre 25% a 75 % das mulheres são maltratadas fisicamente em seu lar.
2016 – Morria o cubano Fidel Castro, o último líder histórico do comunismo. Neste dia, o mundo deu adeus ao político e revolucionário cubano Fidel Castro. Ele morreu em Havana, a capital de Cuba, aos 90 anos. Fidel estava afastado da presidência de Cuba desde 31 de julho de 2007, quando, surpreendentemente, anunciou que estava passando o poder ao irmão Raúl, em caráter provisório, por conta de problemas de saúde. A renúncia oficial aconteceu no dia 2 de fevereiro do ano seguinte, assinalando o fim de um período de 49 anos no cargo e também o adeus do último líder histórico do comunismo.
2020 – O argentino Diego Armando Maradona, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, morreu em 25 de novembro de 2020, aos 60 anos. Conforme o jornal Clarín, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa, na cidade de Tigre. O ídolo mundial havia passado por uma delicada cirurgia para drenar uma hemorragia do cérebro no início do mês.
Que dia é hoje na história?
Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres
Dia do doador voluntário de sangue
Aniversariantes Hoje na História:
Ana Paula Padrão – 57 anos – Ana Paula de Vasconcelos Padrão é uma jornalista, repórter, editora e empresária brasileira. Atualmente é apresentadora da Band, onde comanda o MasterChef (Brasil), o MasterChef Profissionais e o MasterChef Para Tudo. Também apresenta o Conexão com The New York Times na BandNews TV.
Taís Araújo – 44 anos – Taís Bianca Gama de Araújo Ramos é uma atriz e apresentadora brasileira. Fez a sua primeira participação nas telinhas na novela “Tocaia grande”, da extinta Rede Manchete. Entretanto, seu primeiro papel de destaque veio um ano depois, em 1996, quando protagonizou a novela “Xica da Silva”, da mesma emissora. Taís Araújo foi a primeira negra protagonizar tramas na teledramaturgia no Brasil, com apenas 17 anos. Assim, tornou-se conhecida internacionalmente, pois a novela foi um sucesso mundo afora. Atualmente apresenta o programa Superbonita do GNT.
Pedro Bismarck – 61 anos – Ademilson Pedro da Cruz, mais conhecido como Pedro Bismarck, é um ator e humorista brasileiro. Conhecido por seu personagem mais famoso, o “Nerso da Capitinga”. Teve seu destaque em programas como “Escolinha do Professor Raimundo” e “Zorra Total”. Em 2015, Pedro participou do CD Ser Humano, do cantor Zeca Pagodinho gravando com ele a música “Mané Rala Peito”, com direito ao famoso bordão “Morréu”!. Mesmo longe da televisão, Pedro Bismarck continua com seus shows e apresentações por todo o Brasil.
Fonte: acusticafm.com.br