Hoje, 22 de maio, Dia do Abraço, você tem um motivo a mais para se aproveitar dos benefícios revigorantes que esse gesto é capaz de proporcionar.
É que o abraço libera no organismo a oxitocina, conhecida como o hormônio do amor e dopamina, o hormônio estimulante de prazer e endorfina, substância que reduze a dor e o estresse. Por isso o abraço provoca sensação de bem-estar e ainda melhora a memória, sabia?
Na cultura ocidental, o abraço é uma forma de demostrar afeto, amizade, amor, consolo… É também uma comunicação não-verbal poderosa para falar sobre o que um ser humano sente pelo outro. (vídeo abaixo)
Como surgiu
O Dia do Abraço surgiu em 2004 a partir de uma iniciativa do australiano Juan Mann ao criar a campanha Free Hugs Campaign – Campanha de Araços Gratuitos, em tradução livre – que distribuiu abraços “gratuitos” pelas ruas de Sydney, para pessoas desconhecidas.
No início, a iniciativa não foi bem vista por autoridades locais, mas a ação de Juan ficou famosa após o líder da banda Sick Puppies retribuir o abraço durante uma das campanhas. O vídeo dele viralizou e a ideia do abraço gratuito se espalhou pelo mundo todo.
Hoje, o Dia do Abraço é comemorado em vários países de culturas diferentes.
Evite abraçar quem não te faz bem
Na mesma proporção que o abraço faz bem, ele também pode fazer mal.
Se for alguém que você não confia, ou desconfia que tem pensamentos ruins a seu respeito, evite abraçar.
Neste caso é melhor manter a distância porque na troca de energia com essa pessoa você pode não levar a melhor.
Abraço de coração
Abraço legal não é aquele que a pessoa te dá o ombro, meio de ladinho, sabe?
Abraço bom, sincero e prazeroso é de frente, coração com coração, apertado.
Abrace assim quem você tem certeza que gosta de você e deixe a oxitocina, a dopamina e endorfina agirem.
Feliz dia do abraço!