FRAUDE NO FIES: Alvo da PF, faculdade tem bispos do Estado como sócios

FRAUDE NO FIES: Alvo da PF, faculdade tem bispos do Estado como sócios
Compartilhar

Atualizada às 18h15 A União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (Unifacc) foi alvo de busca e apreensão durante operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (12). Além dela, outras 19 instituições de ensino de outros 7 estados também foram acusadas de fraude no Fundo de Financiamento Estudantil.

Ao todo, as instituições tiveram R$ 21.282.729,85 bloqueados por conta da suspeita de irregularidades.

Em pesquisa, o  encontrou que fazem parte do quadro societário da instituição o bispo Canisio Klaus, presidente, os diretores Milton Antonio dos Santos, Vital Chitolina e Derek John Christopher Byrne.

Dom Canisio é presidente da Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Mato Grosso. O religioso atuou nas cidades de Diamantino, Sinop, Nova Guarita e Guarantã do Norte.

Dom Milton foi arcebispo de Cuiabá e renunciou ao cargo no passado por conta da idade. Dom Vital Chitolina é bispo em Diamantino e dom Derek John Christopher Byrne, bispo de Primavera do Leste-Paranatinga.

A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação com aulas presenciais e na modalidade online.

Operação
De acordo com o inquérito, informações falsas eram incluídas no sistema do programa para que faculdades recebessem dinheiro vivo indevido em troca das bolsas de estudos, entre 2017 e 2021.

 

Após um aluno contratar o financiamento estudantil, os valores das mensalidades são convertidos em bolsas de estudo para ele e, à instituição de ensino, a União remunera através de títulos de dívida pública.

 

Um dos requisitos para a venda dos títulos de volta à União é apresentar uma Certidão Negativa de Débitos (CND) ou, ainda, com uma decisão judicial. A fraude acontecia quando, por meio do sistema interno do Fies, as faculdades inseriam CNDs falsas, como se não tivessem tributos a pagar e estariam, assim, aptas a vender os títulos por dinheiro vivo.

 

Outro lado
 entrou em contato com a instituição e recebeu a seguinte nota em resposta:

Em relação à matéria veiculada pela Gazeta Digital na tarde de hoje, sobre suposta Fraude no Fies, a UNIFACC – MT informa o seguinte:

A União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC-MT) esclarece que, em virtude do seu projeto de expansão de ensino superior, adquiriu, em outubro de 2020, a Faculdade Cuiabá (Fauc – Cuiabá), Faculdade Cândido Rondon (FCR – Cuiabá) e Faculdades Integradas Desembargador Sávio Brandão (Fausb – Várzea Grande).

A União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC-MT) tem como MISSÃO formar cidadãos, na perspectiva cristã-católica, capacitando-os científica, humana, cristã, ecológica e tecnicamente para a promoção da inclusão social, da justiça, da ecologia integral – do cuidado da casa comum – e da solidariedade. E como finalidade o desenvolvimento
das e com as pessoas, da visão crítica e reflexiva que compreendam os valores cristãos da tradição judaico-cristã, em contexto de pluralismo religioso.

Nessa direção, os seus representantes declaram não possuirem qualquer envolvimento com a supostas práticas de fraude no sistema do FIES, posto que as buscas se referem a anos anteriores quando a gestão pertencia aos antigos proprietários.

 

Entretanto, todas as vezes em que fora provocada prestou e continuará prestando os esclarecimentos, cooperando nos procedimentos investigatórios que ainda se encontram sob segredo de justiça.

 

A UNIFACC-MT destaca que a INSTITUIÇÃO, por meio dos representantes, se pauta e é conduzida por ética e está ancorada em princípios morais.

Fonte: gazetadigital


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %