O Fluminense utilizou suas redes sociais nesta quinta-feira para divulgar nota de repúdio aos atos de racismo ocorridos na partida dessa quarta-feira, no qual os brasileiros saíram derrotados por 2 a 0, pela Libertadores. No comunicado, o clube do Rio de Janeiro pediu identificação e punição aos responsáveis.
De acordo com o texto publicado, o Tricolor Carioca afirmou que “espera que medidas sejam tomadas para que o racismo, crime grave segundo as leis brasileiras e condenável segundo a opinião pública mundial – como se viu há poucos dias – seja combatido e enfim erradicado do ambiente esportivo”.
Como informa a publicação, as lamentáveis cenas se deram dentro e fora do estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (ARG). Antes e durante a realização da partida. A chegada dos ônibus das torcidas organizadas do Fluminense, nas ruas ao redor, foi marcada por indivíduos imitando macacos.
NOTA OFICIAL: repúdio ao racismo
Atos testemunhados no jogo de ontem precisam ser punidos
No jogo contra o River Plate, na noite de ontem, cenas lamentáveis de racismo se repetiram, dentro e fora do estádio. Alguns desses atos foram gravados, publicados e estão disponíveis para… pic.twitter.com/NPumqx3OyU
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) June 8, 2023
Por isso, o clube carioca reforça no comunicado que “alguns desses atos foram gravados, publicados e estão disponíveis para que as autoridades possam identificar e punir os responsáveis”.
Mesmo com o revés, a equipe treinada por Fernando Diniz segue na liderança do Grupo D, com nove pontos somados. Por sua vez, com o triunfo, o River Plate assumiu a segunda posição, com sete tentos, empatado com o Sporting Cristal-PER, que fica atrás pelos critérios de desempate. O The Strongest-BOL completa a chave, totalizando seis unidades.
Por fim, o Fluminense volta a campo às 18h30 (de Brasília) deste domingo, quando visita o Goiás, na Serrinha, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor Carioca é o sexto colocado do nacional, com 16 pontos.
Confira a nota de repúdio ao racismo do Fluminense na íntegra:
“NOTA OFICIAL: repúdio ao racismo
Atos testemunhados no jogo de ontem precisam ser punidos
No jogo contra o River Plate, na noite de ontem, cenas lamentáveis de racismo se repetiram, dentro e fora do estádio. Alguns desses atos foram gravados, publicados e estão disponíveis para que as autoridades possam identificar e punir os responsáveis. O Fluminense FC, fiel ao seu lema de Time de Todos, repudia qualquer tipo de preconceito e espera que medidas sejam tomadas para que o racismo, crime grave segundo as leis brasileiras e condenável segundo a opinião pública mundial – como se viu há poucos dias – seja combatido e enfim erradicado do ambiente esportivo”.
Fonte: www.gazetaesportiva.com