As equipes se enfrentaram nos últimos dia 31 de julho e 7 de agosto em jogos das oitavas de final da Copa do Brasil. O Rubro-Negro foi quem garantiu a vaga nas quartas pela soma do agregado (2 a 1). Os cariocas venceram o primeiro jogo por 2 a 0 e o Verdão venceu o outro por 1 a 0, no Allianz Parque.
O clássico nacional antecede o início da disputa das oitavas de final da Libertadores. Assim, o Alviverde tem o Botafogo no torneio continental, na quarta-feira. Do lado do Palmeiras, o atacante Estêvão começou a transição física depois de se recuperar de entorse no tornozelo esquerdo, mas ainda assim deve ser preservado pelo técnico Abel Ferreira para estar 100% na Libertadores.
O Alviverde segue com as baixas de Piquerez e Bruno Rodrigues, que se recuperam de cirurgias no joelho esquerdo. O lateral Mayke e o meia Felipe Anderson, que tiveram problema na panturrilha direita e trauma no olho, no último jogo, respectivamente, podem ser preservados. Por outro lado, Flaco López, que cumpriu suspensão contra o Internacional, volta a disputar o Brasileiro.
O Palmeiras ainda acabou ganhando um desfalque de última hora para o embate no Rio de Janeiro. O atacante Dudu sentiu dores na panturrilha no treino deste sábado e não viajou junto ao restante do elenco.
Ausente contra o Palmeiras na última quarta-feira por conta de dores no joelho, o uruguaio De La Cruz treinou normalmente e deve estar à disposição. Outra dúvida é quanto a presença do lateral Varela entre os titulares. O jogador deixou o campo no segundo tempo na quarta-feira reclamando de um incômodo na coxa direita.
O Rubro-Negro inicia a rodada na vice-liderança do Brasileiro com 40 pontos, três a menos que o líder Botafogo mas com um jogo a menos. Já o Palmeiras aparece na quarta colocação com 37 pontos.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X PALMEIRAS
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 11 de agosto de 2024, domingo
Hora: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Flamengo: Rossi; Wesley (Varela), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, De la Cruz (Allan) e Arrascaeta; Gerson, Everton Cebolinha e Pedro.
Técnico: Tite
Palmeiras: Marcelo Lomba; Giay, Vitor Reis, Naves e Vanderlan; Zé Rafael, Richard Ríos e Mauricio; Lázaro, Rony e Flaco López
Técnico: Abel Ferreira