Classificado nas duas principais competições de mata-mata da temporada, o Flamengo focará, nas próximas semanas, na sua recuperação nos pontos corridos. Neste sábado, o Rubro-Negro encara o Coritiba pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, por conta de um descanso para o gramado do Maracanã, a partida será realizada no Mané Garrincha, em Brasília, e a bola vai rolar a partir das 19 horas.
As classificações em grande estilo na Libertadores e na Copa do Brasil deram um novo ânimo ao elenco flamenguista, que reencontrou seu bom futebol sob o comando de Dorival Júnior. No Brasileiro, entretanto, o Flamengo está em uma posição intermediária na tabela (9º lugar, com 21 pontos) e precisa reagir para entrar na disputa pelas primeiras posições.
Neste final de primeiro turno e início do segundo, portanto, o atual vice-campeão nacional terá pela frente uma sequência de adversários que estão na parte debaixo da tabela. Após a partida contra o Coxa (14º lugar, com 19 pontos), o Flamengo pegará o Juventude (19º, com 12 pontos), depois Avaí (16º, com 18 pontos) e Atlético-GO (18º, com 17 pontos).
Assim, somar pontos nestes confrontos mudará a situação da equipe na competição antes das quartas de final da Libertadores e dos duelos contra São Paulo e Athletico-PR nas rodadas seguintes.
Partiu Brasília! ✈️🙌#VamosFlamengo #CRF
📸: @gilvandesouza9 /CRF pic.twitter.com/yoeOc3OFSx
— Flamengo (@Flamengo) July 15, 2022
Flamengo e Coritiba com mudanças
Entretanto, para o jogo deste sábado, Dorival tem alguns desfalques certos. Gabigol, suspenso, e Bruno Henrique, Rodrigo Caio e David Luiz, entregues ao departamento médico, não estarão disponíveis. Além disso, após o jogo extremamente desgastante diante do Atlético-MG na última quarta-feira, é provável que o treinador opte por poupar alguns jogadores.
No Coritiba, o técnico Gustavo Morínigo tenta reequilibrar a sua equipe. Após um bom início de competição, com quatro vitórias em oito jogos, o Coxa caiu de produção e só venceu um dos oito duelos seguintes. Nos últimos cinco jogos, tem uma vitória, um empate e três derrotas. No domingo, no Couto Pereira, a equipe paranaense não saiu de um empate diante do vice lanterna Juventude.
Para enfrentar o Flamengo, porém, o time terá algumas alterações. O zagueiro Henrique está suspenso pelo terceiro amarelo e deve dar lugar a Guillermo. Já o meia Val, que cumpriu suspensão na rodada passada, retorna. Além disso, na lateral-esquerda, Egídio deve iniciar entre os titulares e Diego Porfírio, recuperado de uma pancada, fica como opção no banco.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X CORITIBA
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: Sábado, 16 de julho de 2022
Horário: às 19h (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP-FIFA)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
FLAMENGO: Santos, Matheuzinho, Gustavo Henrique, Pablo e Ayrton Lucas; João Gomes, Thiago Maia e Everton Ribeiro (Matheus França); Marinho, Pedro e Arrascaeta (Vitinho)
Técnico: Dorival Júnior
CORITIBA: Rafael William; Matheus Alexandre, Guillermo, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias, Val e Régis; Alef Manga, Léo Gamalho e Igor Paixão
Técnico: Gustavo Morínigo
Fonte: www.gazetaesportiva.com