Focado na semifinal da Copa Libertadores, o Fluminense poupou no Campeonato Brasileiro e perdeu para o Cuiabá por 3 a 0, neste sábado, na Arena Pantanal, pela 25ª rodada. O Tricolor teve um jogador expulso, o volante Martinelli, na reta final do primeiro tempo e sucumbiu.
De olho no decisivo jogo contra o Internacional, pela Libertadores, o técnico Fernando Diniz nem sequer levou boa parte dos titulares para o jogo contra o Cuiabá. O time praticamente todo reserva encontrou dificuldade para criar e viu a situação ficar complicada após a expulsão de Martinelli.
Com a derrota, o Fluminense, com 41 pontos, está na sexta colocação do Campeonato Brasileiro. Já o Cuiabá, que não vencia havia seis rodadas, pulou para 32 pontos e se distanciou da zona de rebaixamento – está na 11ª colocação.
O Fluminense, agora, decide uma vaga na final da Libertadores contra o Inter. O jogo de volta é nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Beira-Rio. Como o jogo de ida da semifinal foi 2 a 2, quem vencer avança à decisão. Um novo empate leva para os pênaltis. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso do Fluzão é o clássico com o Botafogo, domingo, às 16h, no Maracanã. Já o Cuiabá só volta a campo no dia 14, quando recebe o Cruzeiro.
O duelo entre Cuiabá e Fluminense
A primeira chance foi tricolor. Após boa troca de passes, Yony González, aos dois minutos, recebeu e chutou. Walter defendeu com segurança. O jogo não engrenou. O Flu voltou a assustar aos 18 minutos. Samuel Xavier arriscou de fora da área. A bola foi para fora.
O Cuiabá, então, partiu para cima e finalmente levou perigo. Aos 46 minutos, Derik Lacerda arriscou de fora da área e assustou Pedro Rangel. Um minuto depois, Deyverson ganhou pelo alto e obrigou Pedro Rangel a fazer grande defesa. O Flu segurou a pressão do rival na reta final da primeira etapa
O técnico Fernando Diniz fez três mudanças no Fluminense no intervalo. O comandante colocou Felipe Andrade, Alexsander e Lelê. Saíram Daniel, Leo Fernández e Yony González. O Cuiabá aproveitou um vacilo carioca para abrir o placar. Aos 11 minutos, Diogo Barbosa deu mal a bola para David Braz, que não dominou. Ronald Lopes recuperou a posse dentro da área e cruzou. Clayson fez 1 a 0.
Aos 17, após jogada em velocidade do Cuiabá, Diogo Barbosa cortou cruzamento que encontraria Wellington Silva, alteração de António Oliveira marcasse. Contudo, o Fluminense levou gol um minuto depois. Após cobrança de escanteio, a bola foi levantada para a área. Deyverson aparou para trás. Alan Empereur acertou um belo chute e fez um golaço: 2 a 0.
Aos 31, Pedro Rangel apareceu bem em finalização de Wellington Silva, atacante ex-Fluminense. Ele teve chance na sequência, após jogada trabalhada depois de escanteio, mas errou o chute.
O Fluminense não teve forças para buscar uma reação. O Cuiabá dominou o jogo de vez e ampliou no fim. Fernando Sobral, alteração de António Oliveira no intervalo, chutou de fora da área e fez 3 a 0. Aos 45, o Cuiabá marcou de novo, com Deyverson, mas a arbitragem apontou impedimento de Matheus Alexandre, que cruzou para o centroavante. O gol, então, foi anulado. O Flu, com um jogador a menos, sucumbiu na Arena Pantanal.
A torcida do Cuiabá aproveitou para gritar “olé”. O Fluminense sucumbiu com um jogador a menos na Arena Pantanal.
FICHA TÉCNICA
CUIABÁ 3X0 FLUMINENSE
Local: Arena Pantanal, Cuiabá (MT)
Data: 30/09/2023, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (Fifa-MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-Fifa-MG)
Cartão amarelo: Thiago Santos e Lima (Fluminense) e Lucas Mineiro, Alan Empereur e Fernando Sobral (Cuiabá)
Cartão vermelho: Martinelli (Fluminense)
Gols:
Cuiabá: Clayson, aos 11′ do 2ºT, Alan Empereur, aos 18′ do 2ºT, e Fernando Sobral, aos 41′ do 2ºT
CUIABÁ: Walter; Matheus Alexandre, Alan Empereur, Marllon e Uendel (Rikelme); Raniele, Lucas Mineiro (Fernando Sobral) e Ronald Lopes (Filipe Augusto); Derik Lacerda (Wellington Silva), Clayson (Jonathan Cafu) e Deyverson Técnico: António Oliveira
FLUMINENSE: Pedro Rangel; Samuel Xavier, David Braz, Marlon (João Neto) e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Martinelli, Lima e Daniel (Felipe Andrade); Leo Fernández (Alexsander) e Yony González (Lelê)
Técnico: Fernando Diniz
Fonte: gazetaesportiva.com