Nessa edição, o Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito superou as expectativas com 3.500 atores, 133 apresentações e quase 15 mil pessoas na plateia
Oito grupos de teatro amador formado por alunos de escolas da rede pública e privada de Mato Grosso participaram da etapa estadual do 17º Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran) nesta quinta-feira (20.11), no Cine Teatro Cuiabá.
O evento é promovido pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso (SPRF-MT), que premiou os três primeiros lugares em 9 categorias. A premiação do Espetáculo Destaque, da etapa estadual, foi a mais aguardada por atores, diretores, e público, que lotou o teatro.
Na categoria Infantil, o 1º lugar foi para a peça ‘Formigueiro em Ação’, encenada por alunos do Espaço Cultural Fonte do Aprendiz, de Querência. Na categoria infantojuvenil, o espetáculo ‘Interligados’, da Escola Estadual São José, de Pontes e Lacerda, levou o troféu de primeiro lugar. Para completar o pódio, na categoria Juvenil quem levou o 1º lugar para a cidade de Primavera do Leste foram os atores da peça ‘Reverso’, estudantes da Escola Municipal de Teatro.
O festival teve início em 23 de maio e apresentou 133 espetáculos nas cidades de Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Colniza, Comodoro, Cuiabá, Diamantino, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Querência, Sorriso e Várzea Grande. Mais de 3.500 atores participaram das encenações, atraindo uma plateia de quase 15 mil pessoas.
O principal objetivo do evento é, tendo a arte cênica como ferramenta didática, sensibilizar e conscientizar crianças, adolescentes e jovens sobre o seu comportamento no ato de transitar por ruas e avenidas.
“Desta forma, contribuímos para estabelecer o bom convívio social e ainda fomentar a produção cultural e artística no ambiente escolar. Além do mais, ajudamos a promover a educação para o trânsito com o compromisso de transformar atitudes e salvar vidas”, definiu o Superintendente da PRF em Mato Grosso, Francisco Élcio Lima Lucena.
17º Fetran
Destinado aos alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano), Ensino Médio e EJA – Educação de Jovens e Adultos, das escolas da Rede Pública e privada em Mato Grosso, o festival é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, com o Departamento Estadual de Trânsito e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. Também recebe apoio de prefeituras e vários outros parceiros que se inserem no âmbito dos projetos de Educação para o Trânsito, de acordo com as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro.
Nesta etapa do festival, também participaram escolas e Institutos de alunos PCD dos projetos culturais e programas sociais de cunho educativo ligados diretamente às Secretarias Municipais de Ação Social, de Educação e Cultura.
Rui Matos | Seduc-MT
Foto: Harleid Claiton