Durante o 1º e 2º trimestres desse ano letivo, os estudantes do Pré I, da educação infantil, vivenciaram o projeto de Saúde Bucal, desenvolvido pelas professoras Charlene Delgado, Rafaela Paiva, Jaqueline Leite e Ana Santos. O projeto contou, ainda, com o reforço da nutricionista Ana Paula Brunharo, da coordenadora Fernanda Gabatel Barbosa, e das professoras do laboratório Patrícia Sotolani Furlan e Fabiana Nunes.
Nesta idade, as crianças gostam de comer doces e começam a ter mais responsabilidade e cuidado com seus pertences e o seu corpo. Pensando nisto, aliando a responsabilidade com a rotina da criança, as atividades mostram a importância de bons hábitos de higiene, boa alimentação e do cuidado com a saúde bucal para um corpo sempre saudável.
Com o auxílio da “Caixa Mágica dos Dentes”, as crianças observaram os alimentos que são saudáveis e os alimentos que não fazem bem para a saúde dos dentes. Visando a alimentação saudável, a nutricionista Ana Paula reuniu as crianças na cozinha da escola e conversou sobre uma grande demanda de alimentos que fazem bem para os dentes e aqueles que não são tão bons assim. Ainda na cozinha, a nutricionista preparou uma deliciosa vitamina de morango, enfatizando sobre o cálcio, que está presente no leite, e a vitamina presente no morango. A vitamina foi preparada com a ajuda das famílias que enviaram para a escola os alimentos necessários (leite, iogurte integral e morangos).
Após muitas conversas, atividades impressas e tarefas enviadas para a casa, as crianças receberam uma bolsa personalizada contendo uma escova de dentes e uma pasta de dentes, foi realizada a escovação como prática do projeto realizado por eles, após aprenderem (na teoria) sobre a importância da escovação, quantidade ideal de pasta a ser usada e todo processo de escovação. A bolsinha foi para casa para incentivar a escovação junto à família e para garantir uma boa saúde bucal.
Segundo as professoras, logo após serem realizadas as atividades, as crianças chegavam na sala de aula contando que haviam escovado muito bem os dentinhos, mostrando um sorrisão com dentes branquinhos. Eles relatam, também, que no dia seguinte à visita da nutricionista, várias crianças ficaram eufóricas para mostrar o lanche saudável e as frutas que trouxeram, entenderam que, para manter um corpo e a boquinhas saudáveis, precisam da ajuda de muitos “amigos”. “O medo de visitar o dentista foi deixado de lado quando viram que até mesmo um jacaré bem grande tinha medo de ir até o profissional correto deixando de cuidar de seus dentes e por isso, acabou sentindo uma dor terrível, até superar o medo e realizar uma boa escovação”, conta a professora Rafaela.
“A aula do laboratório com a tia Patrícia foi muito legal, vimos como é importante manter uma boa higiene do nosso corpo e foi muito legal levar a bolsinha para casa, eu uso todos os dias, após usar deixo ela guardadinha no quarto da mamãe”, diz a pequena Beatriz Brasil Silva Benites, do pré I C, animada com a rotina de cuidado com a saúde oral.
Fonte: escolaimaculada.com