Estudantes de São Félix do Araguaia apresentam exposição em homenagem aos 100 Anos da Semana de Arte Moderna

Estudantes de São Félix do Araguaia apresentam exposição em homenagem aos 100 Anos da Semana de Arte Moderna
Compartilhar

 

A atividade também contou com um sarau de poemas escritos e interpretados pelos estudantes

Para homenagear e celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna em São Paulo, estudantes da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, em São Félix do Araguaia, preparam uma exposição que ilustra obras de grandes ícones da arte como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Di Cavalcanti, Heitor Vila Lobos, Anita Malfatti, e Tarsila do Amaral.

Na Escola Tancredo Neves, os desenhos e pinturas feitos pelos alunos do ensino médio no Projeto “100 anos da Semana de Arte Moderna” foram apresentados um mural e aborda imagens marcantes como a figura de Abaporu (1928), uma das obras mais conhecidas de Tarsila do Amaral,  e Macunaíma, de Mário de Andrade. A atividade também contou com um sarau de poemas escritos e interpretados pelos estudantes, e peças musicais.

“O que mais nos impressionou foi a qualidade da produção artística e a dedicação deles, desde a produção até a apresentação para toda a comunidade escolar. Estamos muito orgulhosos”, destacou Daniel Vianna, Professor e historiador.

Para a aluna Rafaela Moraes, o projeto foi um acontecimento marcante para toda a comunidade escolar.

“Os estudantes foram motivados à reflexão e a produção artística, tanto de textos/poemas, como pintura da releitura da obra Abaporu, e também obras inéditas”, relatou.

De acordo com o diretor da unidade, que atende atualmente 250 estudantes, o objetivo do trabalho foi mostrar aos estudantes o quão importante significou este acontecimento para o campo das artes.

“A gestão da Escola Tancredo está maravilhada ao ver o quanto os profissionais, principalmente os professores, têm se engajado nas atividades pedagógicas, a Semana da Arte Moderna evidenciou bem isso, os trabalhos produzidos foram excepcionais, tivemos uma ótima participação de todos os profissionais e estudantes, o que motiva a gestão a dar ainda mais suporte a este modelo de atividade pedagógica”, disse o diretor da escola, Ezequiel Aguiar de Oliveira.

Semana de Arte Moderna

A Semana de Arte Moderna foi um evento artístico cultural realizado entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo.  A proposta era o rompimento com os padrões estéticos vigentes, inaugurar o movimento modernista e apresentar a arte tipicamente brasileira.

A programação trouxe obras em pinturas e esculturas que ficaram expostas no saguão, além de conferências, saraus e apresentações de dança e música. Também participaram à época os artistas Graça Aranha, Menotti Del Picchia, Ronald de Carvalho, Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Guiomar Novais, entre outros.

Evelyn Ribeiro
Seduc MT

Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %