As escolas seguem o modelo cívico-militar, por meio da colaboração entre a Seduc e o Corpo de Bombeiros Militar
As cinco unidades da Escola Estadual Dom Pedro II em Mato Grosso estão ofertando 712 vagas para o ingresso de novos estudantes no ano letivo de 2025. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas e podem ser feitas presencialmente na unidade escolar ou por meio de um formulário disponível no site da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
O comandante geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, explica que as Escolas Estaduais Militares Dom Pedro II seguem o modelo cívico-militar, por meio da colaboração entre a Seduc e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMT), e se destacam como referência em educação sólida, disciplinada e voltada para o desempenho acadêmico e desenvolvimento de habilidades de liderança e responsabilidade nos alunos.
“Este resultado é alcançado em razão da integração entre professores, pais, alunos e a coordenação pedagógica, além da aplicação da disciplina militar. O modelo educacional adotado valoriza atributos como hierarquia, civismo, respeito, companheirismo, compromisso e responsabilidade, criando um ambiente educativo exemplar”, afirmou o comandante.
O prazo para inscrição no processo seletivo vai até às 18 horas do dia 10 de setembro. A seleção para o preenchimento das vagas consistirá em uma prova de caráter classificatório e eliminatório das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, a ser realizada no dia 13 de outubro de 2024.
Os alunos interessados em participar do processo seletivo devem escolher, no momento da inscrição, apenas uma unidade escolar e o município para o qual desejam concorrer à vaga. A distribuição das vagas segue o critério de cotas estabelecido pela legislação.
Portanto, as vagas serão destinadas da seguinte forma: 55% para público da ampla concorrência, 20% para integrantes de famílias comprovadamente hipossuficientes (com renda de zero a quatro salários mínimos), 20% para filhos e dependentes legais de Policiais Militares e Bombeiros Militares de Mato Grosso e 5% para público-alvo da Educação Especial (PAED).
Vejas abaixo as unidades escolares e o total de vagas disponíveis:
Alta Floresta – A Escola Estadual Militar Dom Pedro II Vitória Furlani da Riva oferece 180 vagas, distribuídas da seguinte forma: 6º ano (150 vagas) e 7º ano (30 vagas).
Barra do Garças – A Escola Estadual Militar Dom Pedro II Deputado Norberto Schwantes disponibiliza 30 vagas exclusivamente para o 6º ano.
Colíder – A Escola Estadual Militar Dom Pedro II 2º Tenente BM Kleiber Rodrigues Alves (Integral) oferece 115 vagas, distribuídas da seguinte forma: 6º ano (84 vagas), 7º ano (2 vagas), 8º ano (1 vaga), 9º ano (11 vagas) e 2º ano do ensino médio (17 vagas).
Cuiabá – A Escola Estadual Militar Dom Pedro II Presidente Médici disponibiliza 224 vagas exclusivamente para o 7º ano.
Rondonópolis – A Escola Estadual Militar Dom Pedro II André Antônio Maggi (integral) oferece 163 vagas, distribuídas da seguinte forma: 7º ano (112 vagas), 8º ano (31 vagas), 9º ano (6 vagas), 1º ano do ensino médio (3 vagas), 2º ano do ensino médio (6 vagas) e 3º ano do ensino médio (5 vagas).
Para as séries não mencionadas nas unidades escolares, as vagas são oferecidas exclusivamente para cadastro reserva. Outras informações relacionadas às vagas, locais de prova e conteúdo programático da avaliação estão disponíveis no edital do processo seletivo. A divulgação do resultado final será no dia 22 de outubro. O período de matrícula será de 8 a 13 de janeiro de 2025.
Faça aqui sua inscrição no processo seletivo.
CBMMT Foto: Christiano Antonucc