Os alunos apresentaram ensaios filosóficos com temas sobre Família, Política, Filosofia e Educação
Estudantes de duas escolas estaduais em Sorriso – Escola Tiradentes e Escola 13 de Maio – participaram da 15ª Semana de Filosofia, realizada no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. Vinte e cinco estudantes do Ensino Médio das duas escolas produziram ensaios filosóficos, que foram expostos de 19 a 24 de setembro. As apresentações foram positivas e a UFMT decidiu abrir espaço para outras escolas na próxima edição.
Segundo o professor de Filosofia e coordenador do projeto em Sorriso, Marcos Antônio Dimas Machado, os alunos apresentaram ensaios com temas sobre Família, Política, Filosofia e Educação, em que seguiram a estrutura do texto filosófico, porém tiveram a liberdade para expressar suas opiniões e fazer citações. Também propuseram uma possível solução aos problemas levantados nos textos. Pela apresentação, os alunos e o professor Marcos Dimas receberam o prêmio “Coruja do Cerrado”.
“O ensaio filosófico consiste na defesa argumentada de uma afirmação e, por isso, os trabalhos dos estudantes devem oferecer um argumento. Não podem consistir na mera exposição das suas opiniões, nem na mera apresentação das opiniões dos filósofos discutidos”, esclarece Marcos Antônio.
A viagem até a Capital também rendeu diversas visitas, entre elas ao Museu de História Natural de Mato Grosso, onde puderam conhecer a História do Estado desde a Pangeia aos dias atuais, podendo observar fósseis, história e documentos.
Os alunos visitaram também o Batalhão de Operações Especiais (BOPE-MT), onde puderam conhecer a rotina dos policiais, desde a história da formação, treinamento antibomba e de tiro, academia de musculação, instrução com granada de efeito moral, armamento e tiro, todos orientados pelo sargento PM Morberque.
Para a aluna Júlia Bornholdt, da 1ª série G, da Escola Estadual 13 de Maio, foi uma experiência de aprendizagem incrível, pois além do conhecimento adquirido, fez novas amizades. Seu colega, da mesma turma, Guilherme Luiz Prado Ferreira, considerou a viagem excepcional, pois, além de aprender, se interessou mais por filosofia. “O que mais lhe chamou atenção foi o fato de conhecer a Filosofia brasileira no período colonial. Foi um aprendizado e tanto”, ressalta.
A Viagem Filosófica faz parte do projeto desenvolvido por Marcos Dimas no Mestrado em Filosofia, no intuito de criar as Olimpíadas de Filosofia no Estado de Mato Grosso. “Com esta experiência, pude perceber que os alunos ficaram mais motivados e deram maior importância para a Filosofia”, observou o professor. Segundo ele, o ponto alto foi o desenvolvimento e o protagonismo juvenil dos discentes, ao escrever seus ensaios e ao dialogar diante de mestres e doutores em Filosofia, levantando problemas e propondo soluções.
Além de Marcos Dimas, acompanharam os alunos, o 3º sargento PM Paulo Henrique Nunes Rocha, Elisangela Cristina Bernardes Contreras, Sueli Teixeira e Deusilene Lopes Pereira. A ação teve a supervisão dos diretores Thiago Sales (E.E. 13 de Maio) e do tenente coronel Botelho (E.E. Militar Escola Tiradentes), além dos professores Rodrigo Marcos e Alécio Silva, da UFMT e representantes da DRE Polo Sinop.
Seduc-MT