Na premiação, os estudantes receberam uma medalha pela participação e um certificado de reconhecimento pelas apresentações no festival
A diretora da escola, Mércia Mendes Torres Moraes, disse que a ação complementa e fortalece os projetos educacionais desenvolvidos pelo núcleo escolar.
“O festival proporcionou aos estudantes, funcionários e espectadores uma experiência única e inesquecível, abrangendo temas importantes através de comédias envolventes e dramas emocionantes. Cada uma das 31 peças apresentadas trouxeram um pedaço da alma dos jovens e professores, demonstrando uma incrível conexão emocional com seus personagens, domínio de palco e uma profunda compreensão das complexidades da vida”, afirmou.
O professor e coordenador do festival, Leomar Silva Pacheco, que interpretou o palhaço Pitoco, explicou que os estudantes escolheram e organizaram os espaços para as apresentações.
“Foram cerca de 5 apresentações por dia em cada turno, onde os próprios estudantes escolhiam os espaços e organizavam os cenários, com o propósito de ambientar e ilustrar o espaço, materializando o imaginário e aproximando o público da representação”, destacou.
Leomar ainda falou da importância do festival em promover valores como trabalho em equipe, empatia, auto expressão e criatividade, e denominou ação como um laboratório de aprendizado, onde os estudantes puderam desenvolver habilidades que os acompanharão ao longo de suas vidas.
A estudante Suzana Horner, do 7º ano A, disse que a experiência foi muito gratificante, pois o momento é propício para compartilhar conhecimento e boas risadas.
“Participar de um festival que tem como objetivo unir a comunidade escolar e desenvolver nossas habilidades é algo que todos deveriam se propor. O momento de diversão que tivemos com nossos colegas foi incrível, e ainda ganhamos em primeiro lugar”, disse se referindo à categoria premiada no Ensino Fundamental, com a peça “Deu a Louca nos Contos de Fadas”.
Já para Evillyn Pereira, estudante do 3º ano C, a ação representa o comprometimento da unidade escolar em promover um ambiente escolar saudável e favorável ao aprendizado.
‘’Esse tipo de dinâmica ajuda no desenvolvimento do trabalho em grupo e no conhecimento sobre a arte através da criatividade. Nos unimos, trabalhamos e conquistamos o 1º lugar no Ensino Médio noturno, com a peça O auto da Compadecida, permitindo que todo o grupo se expressasse”, contou.
Veja a lista completa com os estudantes premiados no festival:
Matutino:
Ensino Médio
1º Lugar: 1º Ano “C” – Chapolin Colorado (Roberto Gómez Bolaños)
2º Lugar: 3º Ano “A” – As Branquelas (Marlon Wayans, Shawn Wayans e Keenen Ivory Wayans)
3º Lugar: 1º Ano “D” – Escolinha do Professor Raimundo (Chico Anysio)
Ensino Fundamental
1º Lugar: 7º Ano “A” – Deu a Louca nos contos de fadas (Alex Nascimento)
2º Lugar: 8º Ano “B” – Deu a Louca em Romeu e Julieta (Ana Flávia Coelho)
3º Lugar: 9º Ano “A” – O Bar da Lôra (Vitória Dias)
Vespertino:
Ensino Fundamental
1º Lugar: 6º Ano “B” – A Cabra Cabriola (Lourdes Ramalho)
2º Lugar: 8º Ano “E” – Chapeuzinho Vermelho (Charles Perroult)
3º Lugar: 9º Ano “E” – Deu a Louca em Romeu e Julieta (Ana Flávia Coelho)
Noturno:
Ensino Médio
1º Lugar: 3º Ano “C” – O auto da Compadecida (Ariana Suassuna)
2º Lugar: 2º Ano “D” – Jornal Vila Rica News (Autoria da Turma)
3º Lugar: 2º Ano “E” – Muleque té Doido (Erlanes Duarte)
EJA:
1º Lugar: 2º Ano/2º Seg. EJA – O Príncipe Atrasado (Ricardo Adalai)
2º Lugar: 2º Ano EJA – Bullying Na Escola (Diego de Oliveira Paula)