Equipe da Sedec cadastra 40 artesãos indígenas da etnia Umutina

Equipe da Sedec cadastra 40 artesãos indígenas da etnia Umutina
Compartilhar

Os dados coletados serão utilizados na confecção de carteiras de artesão

A equipe da Coordenadoria do Programa de Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) realizou o cadastramento de 40 artesãos indígenas das aldeias Umutina e Águas Correntes, de Barra do Bugres, nos dias 17 e 18 de maio.

Os dados coletados serão utilizados na confecção de carteiras nacionais de artesão.

A inclusão no Sistema de Informações do Cadastro do Artesanato Brasileiro (Sicab) possibilita aos artesãos participar de feiras de artesanato nacionais e internacionais, se inscrever em oficinas e cursos de artesanato. Eles também passam a ter direito a microcrédito, incentivos fiscais, isenção do ICMS na venda dos produtos artesanais, emitir nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA) e contribuir como autônomo para fins previdenciários.

Os índios Umutina produzem acessórios, cestaria, remos, flechas, entre outras peças.

De acordo com a coordenadora do Programa de Artesanato, Lourdes Sampaio, os indígenas têm demonstrado interesse em efetuar os cadastros.

“Nós fomos até a aldeia a pedido dos próprios índios, que queriam se cadastrar, adquirir a carteira de artesão. No local fizemos o recadastramento de 10 indígenas e cadastramos outros 30”, explica a coordenadora.

Expansão artesanal

A procura por formalização entre os indígenas tem crescido. No mês de março, outros 55 índios das aldeias Nekupai, Kaupüna, Utawana e Yaramü, localizadas no Alto Xingu, foram cadastrados.

Viviane Moura
Foto: SEDEC
Sedec-MT

Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %