Além do risco a vida, dados da concessionária apontam que acidentes causaram danos à rede elétrica e impactaram temporariamente o fornecimento de energia para quase 132 mil clientes
Nos quatro primeiros meses deste ano, a Energisa Mato Grosso já registrou cerca de 250 batidas contra postes em todo estado. Os números correspondem a acidentes que causaram danos a estruturas da rede elétrica tanto nas áreas urbanas.
O mais recente aconteceu em Várzea Grande nesta terça-feira. Uma carreta atingiu a rede de energia que abastece o bairro de Novo Mundo em Várzea Grande. Quase 1.300 mil imóveis foram impactados.
Equipes da concessionária foram imediatamente para o local, com 4 caminhões trabalhando durante a madrugada. A energia foi totalmente restabelecida ainda na madrugada.
Outro caso recente foi no último fim de semana uma carreta atingiu dois postes da rede de energia que abastece parte dos municípios de Marcelândia e União do Sul, no norte de Mato Grosso. Mais de sete mil imóveis foram impactados.
Segundo o boletim de ocorrências o motorista apresentava sinais de embriaguez. Equipes da Energisa trabalharam para retomar o serviço o quanto antes, diante do estrago causado pelo acidente. Mas a energia foi totalmente normalizada apenas 9 horas depois.
Os números preocupam e ascendem as discussões sobre a segurança no trânsito, principalmente no mês do Movimento Maio Amarelo, em que a direção defensiva para um trânsito mais seguro é abordada com maior frequência.
Nessas ocorrências carros, caminhões ou maquinários agrícolas atingiram postes e ainda danificaram cabos, equipamentos e demais estruturas da rede, impactando o fornecimento de energia para clientes das proximidades. Neste ano, cerca de 125 mil clientes tiveram a energia interrompida temporariamente em decorrência de batidas contra postes.
“O risco de choque elétrico para quem está dentro ou fora do veículo é altíssimo, ainda mais se houver o rompimento dos cabos de energia. Mesmo a rede de distribuição da Energisa sendo equipada com tecnologia e proteção para interromper o fornecimento em situações como essas, é sempre importante considerar que a rede está energizada e tomar medidas de precaução neste tipo de situação”, reforça o gerente de operações da Energisa MT, Anderson Rodrigues.
Em um acidente com poste fique atento a essas orientações:
– Os ocupantes do veículo devem manter a calma e permanecer dentro dele, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar os procedimentos com a máxima segurança.
– Quem se deparar com um acidente nessas circunstâncias também precisa manter a distância e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros e avisar a Energisa pelo 0800 646 4196.
Fonte: Energisa