Eleições 2022: quem são os pré-candidatos a presidente e os obstáculos que devem enfrentar
A eleição presidencial de 2022 tende a gerar grande polarização, com Jair Bolsonaro (PL) disputando a reeleição e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentando retornar à Presidência da República para um terceiro mandato.
Mas pré-candidatos de esquerda, centro e direita tentam se viabilizar como “terceira via”, entre eles Ciro Gomes (PDT), a senadora Simone Tebet (MDB) e o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos).
Já o PSDB escolheu o governador de São Paulo, João Dória, como pré-candidato do partido à eleição. Mas ele terá a tarefa difícil de resgatar a relevância do partido na corrida presidencial. Em 2018, o candidato tucano, Geraldo Alckmin, ficou em quarto lugar no primeiro turno, com pouco mais de 4% dos votos. Até agora, a única mulher na disputa é a senadora Simone Tebet, do MDB.
Neste vídeo, nossa repórter Nathalia Passarinho conta quem são os políticos que estão na corrida presidencial no momento, e os obstáculos que terão de enfrentar caso queiram ser eleitos.
A lista definitiva de candidatos só vai ser definida nas convenções partidárias que vão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto de 2022.
Assista e confira.
BBC NEWS BRASIL