Educação: os benefícios de estreitar a relação entre família e escola

Educação: os benefícios de estreitar a relação entre família e escola
Compartilhar

A Germinare Família, do Instituto J&F, é a escola que promove palestras e cursos para pais de alunos como forma de ajudar na educação

O envolvimento da família na vida escolar do aluno influencia de maneira positiva o processo educacional. Partindo da necessidade de proporcionar uma educação sólida e bem estruturada aos estudantes, o Instituto J&F criou o Germinare Família.

A diretora pedagógica do Instituto, Maria Odete Perrone, explica que a ideia da escola da família surgiu com a percepção de que, mesmo havendo uma boa conexão entre os professores e os alunos, ainda faltava algo.

“Nós sentimos falta de que as famílias também estivessem conosco dentro do nosso propósito de evolução, não só como espectadoras, mas de forma interativa e consistente”, explica Maria Odete.

A diretora explica que era extremamente importante que tanto a escola quanto a família falassem a mesma língua e, portanto, realizar uma formação familiar seria alinhar propósitos e criar um ambiente educacional ainda melhor para os alunos.

A escola promove reuniões periódicas, com um programa de formação que inclui práticas reflexivas, com atividades, debates e transmissões ao vivo, e uma plataforma interativa com cursos temáticos e atividades presenciais

Esses cursos também contam como atividade complementar e podem compor o currículo dos alunos. A diretora também explica que existe um motivo para o sucesso e a adesão dos pais à iniciativa:

“Quando você faz uma coisa que tem consistência, relevância e propósito, é muito difícil dar errado. E, por mais que ela dê certo, você tem que ter tudo muito bem detalhado, e esse projeto é feito com muito cuidado e amor.”

O gerente de projetos do Instituto, Leonardo Lopes, explica que há um entendimento de que, no mundo atual, tem se perdido o tempo de qualidade em família. Então, a iniciativa traz reflexões e atividades que propõem a reaproximação familiar. “A gente traz pontos de reflexão junto à família, de como exercitar esse tempo de qualidade junto com os filhos, e trazemos essas pautas para discutir conselhos”, afirma.

Em uma dessas dinâmicas, eles já promoveram a reflexão sobre o quanto cada um conhecia o membro da própria família, por exemplo.

Daniela Ramalho é mãe de uma aluna do 9° ano e embaixadora no Germinare Família. Para ela, não restam dúvidas de que o projeto promoveu diferenças significativas na sua família.

“Eu sinto diferença no meu relacionamento com os meus filhos, em casa, com o meu marido e até na minha empresa, junto com os meus funcionários, porque a cada evento que eles fazem aqui você troca muita experiência”, diz Daniela.

Entre a diversidade de temas, para Daniela, a conversa sobre a famosa “clausura” dos adolescentes em seus quartos teve uma grande importância e impacto na sua maneira de lidar com a filha, inclusive deu abertura até para uma conversa.

“Nós, pais, temos um receio e ficamos pisando em ovos para chegar num determinado assunto, até mesmo porque são adolescentes, e a gente não sabe o que passa na cabeça deles, né? Então, isso foi muito bom para mim e para ela”, conta Daniela.

O projeto também conta com 11 mães “madrinhas”, que auxiliam as famílias em um contato mais próximo. Além delas, as famílias também contam com apoio profissional de uma psicóloga para assuntos que precisam de mais cuidado e atenção.


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %