DIFERENTES PAÍSES: Ouça áudio – Quadrilha importava mercúrio em martelo, frascos de shampoo e óleo

DIFERENTES PAÍSES: Ouça áudio – Quadrilha importava mercúrio em martelo, frascos de shampoo e óleo
Compartilhar

Investigação da Polícia Federal mostra que quadrilha investigada na Operação Hermes buscou contrabandear mercúrio de diferentes países. Há tratativas para compra do produto no México, Colômbia, Bolívia e China. Os sócios Ali Veggi Atala, Arnaldo Silva Veggi e Alberto Veggi Atala tiveram participação na direta na negociação, compra e transporte do mercúrio para o Brasil. Entrada ilegal da substância usada na extração de ouro ocorreu em frascos de shampoo, cartas de tinta e até em martelos.

Conforme as investigações, em uma de suas conversas com o pai, Ali, Arnoldo envia e apresenta uma série de vídeos feitos em uma fábrica clandestina de mercúrio localizada na Bolívia. No inquérito policial consta que o grupo subornou autoridades bolivianas para fraudar notas fiscais e conseguir alvará de funcionamento de empresa de importação. Droga entrada para o Brasil via San Matias, que passa por Cáceres.

Em dezembro de 2021, Arnoldou enviou fotos de um material, que ficou comprovado que era mercúrio metálico e toda a transação foi intermediada e gerenciada por Ali Veggi, com o auxílio de alguns comparsas bolivianos. Ele era o responsável por coordenar a entrada de grande quantidade de mercúrio ilegal para o Brasil.

Arnoldo chegou a mandar um vídeo ao pai, em que uma pessoa injeta mercúrio no buraco de um martelo. Em seguida ele envia, para ALI, uma foto já com a ferramenta intacta, sem nenhuma marca de furo. Registro feito no México e dois martelos foram encaminhados ao Brasil.

Em julho de 2021, Alberto Veggi Atala, primo de Arnaldo e sobrinho de Ali, recebe uma mensagem de Arnaldo dizendo que ele conseguiu um novo fornecedor de mercúrio na Colômbia. Alberto seria o principal intermediador entre Arnaldo e os garimpeiros do Pará, fazendo a venda de botijas de mercúrio e o transporte clandestino até a área do garimpo.

No documento, ele explica como realizava a venda do mercúrio. “Normalmente eles vendem a primeira remessa com nota e as demais vendas para o mesmo cliente são quase sempre sem a confecção de nota”, o que é irregular.

Em abril de 2022, Alberto envia o número de uma conta-corrente para Arnoldo depositar R$ 60 mil O depósito era para realizar o câmbio ilegal e disponibilizar capital na Bolívia para a compra de mercúrio ilegal e outros químicos negociados pelo GRUPO VEGGI.

Já em agosto de 2022, os primos conversaram sobre a falta de estoque no local e o aumento da demanda de mercúrio clandestino para os garimpos brasileiros, propondo trazer o material da China, embalado de maneira a não chamar atenção das autoridades.

É proposto para Alberto que ele fale com seu contado da China, para que ela envie “de 5 em 5 kg”, embalados em potes de shampoo e ainda comemora. “ Se ela fizer isso, véio, nós estamos ricos. Fala pra ela mandar, véio, esse trem (sic)”.

Fonte: gazetadigital


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %