JUACY DA SILVA
Bom dia amigos e amigas, 04 de Março é o DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO. Antes, porém, lembremos que oração representa duas dimensões, orar e agir, colaborando com Deus ou a divindade que cada crença, credo, filosofia ou religião acredita, respeita e cultua, para que possamos mudar tudo o que afeta e afronta a dignidade humana, que destrói e degrada o planeta terra e estimula a prática de todos os tipos de violência.
Tudo isso e muitas outras formas do agir humano que fogem dos desígnios de Deus, de um mundo justo, igualitário e de respeito `a natureza, ao meio ambiente, `a ecologia integral podem ser classificadas como pecado e precisa ser corrigido, mudando de rumo.
Assim sendo, a despeito ou independente da religião ou crença de cada pessoa, precisamos orar/rezar/interceder/meditar sobre todas as mazelas humanas que acarretam desigualdades, miséria, fome, sofrimento, ganância, violência de todos os tipos, discriminação, preconceitos, ódio, conflitos, guerras e intolerância e, ao mesmo tempo, além de invocar a proteção divina ou transcendental, também precisamos agir de forma efetiva, real, concreta, combatendo todas essas práticas e modelos econômicos, sociais, políticos e culturais que atentam contra os direitos humanos e a dignidade das pessoas.
Afinal, se somos irmãos, irmãs, pouco importa se cristãos católicos ou protestantes, judeus, mulçumanos, budistas, adeptos de religiões afro ou qualquer outra crença, não podemos continuar agindo com indiferença ou pactuando de ações que denigrem o ser humano e aceitando o que acontece em nossas famílias, nossas comunidades, nossas cidades, nossos estados, nosso pais, enfim, no mundo todo.
Que tal voltarmos nossas orações e nossas práticas para ações que produzam um mundo melhor? mais justo? mais humano, em cuja base esta a civilização do amor, a sociedade do bem viver?
Precisamos orar , de forma intense e em profundidade, neste dia especial e em todos os dias de todos os anos, para que tenhamos também Igrejas, Religiões e credos mais sintonizados com a realidade que nos cerca, com dimensões ecumênicas, proféticas, com abertura ao outro, ao diferente e respeitarmos cada e todas as religiões, é muito mais importante buscar o que une a FAMILIA HUMANA do que aquilo que nos separa em cada momento.
Este é o sentido de um dia mundial voltado para a prática da ORAÇÃO VERDADEIRA, longe do que no Evangelho nosso Mestre Jesus, denominou de “SEPULCROS CAIADOS”.
Juacy da Silva, professor universitário, sociólogo, mestre em sociologia E-mail profjuacy@yahoo.com.br