O Dia do Sacerdote é celebrado anualmente em 4 de agosto.
Esta data homenageia uma figura que está intimamente comprometida com os valores e princípios de sua doutrina religiosa, os sacerdotes.
Os sacerdotes são considerados servos e intermediários entre a humanidade e a divindade a quem cultuam. Por isso, nem todos os dirigentes de uma religião são considerados sacerdotes, apenas intérpretes ou conselheiros dos fiéis.
Seja qual for a religião, a pessoa que escolhe este caminho terá que passar por um processo de aprendizado a fim de exercer esta missão. Somente após a iniciação são aptos a praticarem alguns rituais sagrados que são típicos de suas religiões.
Na religião cristã, os católicos acreditam que os padres são sacerdotes. No entanto, os protestantes não veem seus pastores assim, pois Jesus Cristo seria o único sacerdote.
As religiões de matriz africana como o Candomblé e a Umbanda também reverenciam seus líderes como sacerdotes, pois eles são os responsáveis últimos pela comunicação entre os fiéis e os orixás.
A versão feminina dos sacerdotes é conhecida por sacerdotisa, figura que esteve presente nas mais diferentes doutrinas religiosas desde tempos primórdios.
No Brasil, também se comemora o Dia do Sacerdócio em 16 de abril.
Mensagem para o Dia do Sacerdote
- Parabéns a todos aqueles que vivem uma vida de sacrifícios em nome da fé! Feliz Dia do Sacerdote!
- Com perseverança e dedicação você aceitou o chamado de Deus e representa todo o amor e agradecimento dos seres humanos às maravilhas feitas pelo Divino! Obrigado por me representar e ajudar a fortalecer a minha fé! Feliz Dia do Sacerdote!
- A sua fé e determinação é um exemplo para todos nós! Que continue a ter forças e esperanças para seguir o seu lindo caminho no sacerdócio! Feliz Dia do Sacerdote!
Oração ao Sacerdote (católico)
“Senhor, Vós me chamastes ao ministério sacerdotal em um momento concreto da história no qual, como nos primeiros tempos apostólicos, quereis que todos os cristãos, e de modo especial os sacerdotes, sejam testemunhas das maravilhas de Deus e da força do vosso Espírito. Fazei que eu também seja testemunha da dignidade da vida humana, da grandeza do amor e do poder do ministério recebido: tudo isso com o meu peculiar estilo de vida a vós entregue por amor, só por amor e por um amor grandíssimo. Fazei que minha vida celibatária seja a afirmação de um “sim”, gozoso e alegre, que nasce da entrega a vós e da dedicação total ao próximo a serviço de vossa Igreja. Dai-me força em minhas fraquezas E também gratidão em minhas vitórias. Mãe Imaculada, que destes o mais grandioso e maravilhoso “sim” de todos os tempos, que eu saiba converter minha vida cotidiana em fonte de generosidade e entrega, e junto a vós, aos pés das grandes cruzes do mundo, associai-me a dor redentora da morte de vosso Filho, para gozar com Ele do triunfo da sua ressurreição para a vida eterna. Amém.”
Fonte: calendarr.com