Jornal dos EUA falou sobre a parceria de Bituca com jazzista Esperanza Spalding e o tratou como merece: “herói brasileiro da música”
Ao tratar do álbum ‘Milton + Esperanza’, lançado em agosto, o jornal The New York Times rasgou elogios a Milton Nascimento.
Chamado no texto de “herói brasileiro da música” e “divindade musical”, o responsável pelo escritório do jornal no Brasil, Jack Nicas, trouxe elementos importantes sobre a parceria de Bituca com a cantora e contrabaixista Esperanza Spalding.
A colaboração vista como “quase onírica” é fruto de 15 anos de amizade. Nela é possível ouvir o talento da norte-americana cantando também em português e tocando baixo acompanhada da “voz singular de Nascimento” – lembrada como a “a voz de Deus”, como é dito aqui no Brasil.
Leia mais: Portela terá enredo em homenagem a Milton Nascimento para 2025
Nicas ainda traz outras referências à voz de Milton como a feita por Paul Simon, “mágica sedosa”. Ou de Philip Bailey “bela praia brasileira” e até mesmo de Sting “verdade na beleza”.
Embora em tom de despedida na trajetória musical dada a idade avançada do artista, prestes a completar 82 anos, e ele já ter percorrido o mundo com uma última turnê, o texto Algumas Últimas Notas da ‘Voz de Deus’ (leia em português aqui), traz uma importante reflexão sobre o envelhecimento e a continuidade de artistas sob a luz de mudanças inevitáveis em vários sentidos, mas que podem representar novos ganhos.
Como lembra Spalding, algo pode se perder na trajetória, porém, no caso de Bituca, outros sentidos ficaram mais “sofisticados e refinados”.
A jazzista falou sobre a primeira vez que ouviu Milton ainda na faculdade: “Como é possível que isso exista na Terra e eu não sabia?”. Segundo ela, as músicas do cantor foram “absorvidas até a medula pelos brasileiros”.
Milton e Esperanza. Imagem: Lucas Nogueira/Divulgação
Ainda o texto coloca elementos da biografia do cantor, da sua rotina e lembra de parcerias com Tom Jobim, Elis Regina, Chico Buarque, Cat Stevens, Duran Duran, entre outros.
Já o recente álbum lançado com 16 faixas traz parcerias são com Guinga, Orquestra Ouro Preto, Maria Gadú, Tim Bernardes, Lula Galvão, Paul Simon, Lianne La Havas, Dianne Reeves e Elena Pinderhughes.
Nas faixas se encontram regravações de músicas de Milton, composições de Spalding para o álbum e interpretações de Earth Song, de Michael Jackson, e de A day in the life dos The Beatles
Fonte: brasilcultura.com.br