O lateral esquerdo Joaquín Piquerez nem precisou entrar em campo na final do Campeonato Paulista, contra o Água Santa, no último domingo, para alcançar mais um feito com a camisa do Palmeiras. Com o título estadual, o uruguaio tornou-se o segundo estrangeiro com mais conquistas pelo clube.
Piquerez chegou a seis troféus levantados no time alviverde e igualou o zagueiro chileno Benjamín Kuscevic, que foi negociado com o Coritiba no início da temporada. Os dois só ficam atrás do paraguaio Gustavo Gómez, que detém dez conquistas pelo clube.
Este foi o segundo Paulistão vencido pelo jogador. Desta vez, não conseguiu estar em campo devido a uma entorse no joelho direito sofrido na partida de ida da decisão, a qual o Verdão foi derrotado por 2 a 1, na Arena Barueri. Ele foi substituído pelo garoto Vanderlan.
O uruguaio desembarcou no Palmeiras em 2021, com a missão de substituir o compatriota Matías Viña. Em pouco tempo tornou-se peça chave do time de Abel Ferreira e conquistou sua titularidade na posição.
De lá para cá, Piquerez venceu seis competições. São elas: Libertadores (2021), Recopa Sul-Americana (2022), Campeonato Paulista (2022 e 2023), Brasileirão (2022) e Supercopa do Brasil (2023). Ao todo, foram dois gols em 82 jogos pelo clube.
Ainda sem o lateral, o Palmeiras iniciará nesta quarta-feira a busca pela única taça que o atleta ainda não venceu pelo time: a Copa do Brasil. O Verdão enfrenta o Tombense no Allianz Parque, às 20h (de Brasília), pela partida de ida da terceira fase da competição.
Fonte: www.gazetaesportiva.com