O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, chegou à mais uma decisão ao bater o Ituano no último domingo, por 1 a 0, no Allianz Parque, pela semifinal do Campeonato Paulista. O resultado favorável ampliou ainda mais os números do treinador e sua comissão técnica em mata-matas desde a chegada ao clube.
A estreia dos portugueses aconteceu justamente em um jogo eliminatório, diante do Red Bull Bragantino, em novembro de 2020, pela Copa do Brasil – o qual o Verdão saiu vencedor. De lá para cá, o retrospecto é amplamente favorável.
De 33 embates que Abel e seus auxiliares disputaram à frente do Palmeiras, se classificaram ou conquistaram o título em 24 vezes. Por outro lado, foram eliminados ou vice-campeões em nove duelos. Um aproveitamento de 72%.
Das sete taças erguidas pelo time alviverde, seis foram em competições de mata-mata. São elas as duas Libertadores (em 2020 e 2021), a Copa do Brasil de 2020, a Recopa Sul-Americana e o Paulistão de 2022, além da Supercopa do Brasil, neste ano.
O único troféu vencido pela comissão técnica de Abel Ferreira, que não contemplava jogos eliminatórios, foi o Campeonato Brasileiro da temporada passada. Com uma campanha praticamente irretocável, o Verdão foi líder absoluto do torneio de pontos corridos, com 81 pontos ganhos (23 vitórias, 12 empates e somente três derrotas).
Desta vez, Abel terá a chance de conquistar mais uma taça estadual à frente do clube. O adversário será o Água Santa, que bateu o Ituano na última segunda-feira, nos pênaltis, na Vila Belmiro, e avançou à final pela primeira vez em sua história.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda não confirmou datas, horários ou locais, e aguarda pelo sorteio da Copa Libertadores, no dia 27 de março, para definir estes detalhes. Certo é que o Palmeiras mandará o segundo jogo da decisão em sua casa, o Allianz Parque, já que possui a melhor campanha.
Fonte: www.gazetaesportiva.com