Por conta da data Fifa, o Palmeiras só volta a campo daqui duas semanas. Pelo Brasileirão, os comandados de Abel Ferreira recebem o Goiás na sexta-feira, dia 15 de setembro, às 21h30 (de Brasília) — será o primeiro duelo da equipe alviverde após o empate por 0 a 0 com o Corinthians, na Neo Química Arena, no último domingo.
Com quatro jogadores convocados para suas respectivas seleções — Raphael Veiga (Brasil), Richard Ríos (Colômbia), Gustavo Gómez (Paraguai) e Piquerez (Uruguai) —, o Verdão aproveita o período de pausa para descansar atletas e melhorar processos, como revelou o próprio técnico português.
Pergunta que fiz ontem para o Abel na coletiva 👇🏼
Qual o foco do Palmeiras nesta Data Fifa? Resposta interessante e reveladora do técnico. #GazetaVerdao pic.twitter.com/66THpSnFHL
— Felipe Leite (@_FelipeLeite_) September 4, 2023
Mas, olhando para os números, o período de ‘respiro’ proporcionado pela data Fifa é prejudicial ao Alviverde — ao menos, nesta temporada de 2023. Isso porque o ano já contou com duas pausas para o futebol de seleções e, após cada uma delas, o Palmeiras não conseguiu vencer e desempenhar um bom futebol.
A primeira data Fifa de 2023 foi em março; naquela ocasião, o Brasil enfrentou o Marrocos e perdeu por 2 a 1. O Verdão, até então, tinha uma invencibilidade de 15 partidas — perdida no retorno do futebol de clubes, em 2 de abril, quando o time de Abel Ferreira perdeu para o Água Santa por 2 a 1 no primeiro jogo final do Campeonato Paulista.
A segunda pausa no calendário aconteceu em junho. Nos dias 17 e 20 daquele mês, a Seleção Brasileira enfrentou Guiné e Senegal, respectivamente — o Palmeiras foi voltar a jogar no dia 21, contra o Bahia, pelo Brasileirão. Resultado? Derrota por 1 a 0, com gol de Thaciano no fim.
O revés na Fonte Nova virou uma bola de neve. O desempenho do Alviverde caiu e, tirando a goleada para cima do Bolívar pela Libertadores, o Verdão passou a não falar a mesma língua da vitória: perdeu para o Botafogo; foi eliminado com duas derrotas para o São Paulo na Copa do Brasil; e empatou com Athletico-PR, Flamengo e Internacional. Só foi voltar a vencer em 22 de julho, contra o Fortaleza, em casa: placar de 3 a 1.
A ideia é que contra o Esmeraldino, pois, Abel Ferreira possa quebrar a sequência ruim do Palmeiras pós-datas Fifa.
Fonte: www.gazetaesportiva.com