A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa aos condutores que, a partir desta sexta-feira, 05 de abril, inicia-se o período educativo de fiscalização eletrônica na Avenida Miguel Sutil, próximo ao supermercado Fort Atacadista e à Escola do Farina. A medida visa à segurança viária do trecho considerado crítico devido à alta rotatividade de veículos, pedestres e à imensa complexidade de polos geradores de tráfego (PGT).
Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), durante 30 dias os condutores que infringirem o excesso de velocidade irão receber uma notificação orientativa. A velocidade máxima permitida na via é de 60 km/h.
De acordo com o diretor de trânsito da Semob, Michel Diniz, o local já está devidamente sinalizado para orientar os condutores nesta fase de adaptação. A sinalização eletrônica faz parte do cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público de Mato Grosso e a Prefeitura de Cuiabá, que visa, entre outras medidas, o aumento da fiscalização eletrônica e, consequentemente, a segurança da população e a diminuição de acidentes em algumas vias de Cuiabá, especialmente na Miguel Sutil.
“O período educativo seguirá até o dia 05 de maio, ou seja, são 30 dias de orientação, mas depois disso, as autuações passarão a valer e, por isso, os cidadãos devem ficar atentos”, orienta ao lembrar que a Miguel Sutil é uma das mais antigas e extensas vias de Cuiabá, também conhecida como Perimetral. “Então, para a segurança viária de todos, estamos implementando esse novo dispositivo de fiscalização eletrônica do tipo radar fixo”, concluiu.
A Semob orienta que após o período educativo, veículos que trafegarem acima do limite estipulado no percurso serão multados. Os valores devem variar de acordo com a categoria, podendo ser de infração média (R$ 130,16) a gravíssima (R$ 880,41). Por isso, é importante que todos fiquem atentos.
No total, Cuiabá conta atualmente com 51 pontos de equipamentos de fiscalização eletrônica na cidade, todos devidamente sinalizados horizontalmente e verticalmente e aferidos pelo Inmetro, conforme determina a legislação.
Márcia Martins Prefeitura Cuiabá